(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

VALE O ESCRITO – 14/05/2024

SILÊNCIO ENSURDECEDOR

Publicamente parece que a política em Paranavaí está quietinha. Não está. Nos bastidores tem muita saliva e o jogo continua. Tem candidato jogando na defesa e só busca consolidar a posição. Por outro lado, tem postulante que prefere a temperatura alguns graus acima na tentativa de embolar o jogo. Sem contar que o volume é feito pelos admiradores e pelos pré-candidatos a vereador. Sim, os vereadores têm importância estratégica, pois são eles a gastar sola de sapato de bairro em bairro. A eleição acontece apenas em 6 de outubro e as convenções rolam de 20 de julho a 5 de agosto.  Como diria o poeta Gonçalves Dias, “A vida é luta renhida”. Vejamos as cenas dos próximos capítulos.

MALUCA EM OUTRO DIA

Oportuna a decisão da Prefeitura de Paranavaí que transferiu a 3ª Corrida Maluca de 18 e 19 de maio para os dias 29 e 30 de junho. O adiamento se deu por causa da tragédia ambiental do no Rio Grande do Sul. Não há clima para grandes folguedos. Sem contar que o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) deve fazer alguma intervenção no Rio Grande do Sul com uma turma bem disposta. O evento é bem-vindo como entretenimento e gera grande mobilização na comunidade. Por falar nisso, sobre Paranavaí ser a Capital da Corrida Maluca “tá puxado”. É entretenimento dos melhores.

O SERTÃO VAI VIRAR MAR…

Em setembro do ano passado o chamado Vale do Taquari no Rio Grande do Sul estava vivendo uma seca inacreditável. Do outro lado, o Amazonas vivia uma chuvarada sem tamanho. Hoje, o cenário se inverte. O Rio Grande do Sul vive calamidade por causa da água enquanto regiões do Norte vivem mais uma vez o drama da falta de precipitações. O que o ser humano tem a ver com isso? Sinceramente, não sei. No entanto, sei que cada vez mais é preciso estudar e ouvir os ambientalistas. Alguns lugares simplesmente não são próprios para a moradia humana, queiramos ou não. A natureza dá sinais, mas não manda recados. Em tempo: sertão significa desertão. Emblemático.

 

DESENROLA MEI E MICRO

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que faturem até R$ 4,8 milhões anuais. Serão renegociadas dívidas não pagas até 23 de janeiro de 2024. Essa renegociação é importante para o pequeno empreendedor e o empreendedor individual possam obter recursos para manter as suas atividades.

ORIGENS

A ação faz parte do Programa Desenrola Pequenos Negócios, uma iniciativa do Ministério da Fazenda, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Essa parcela atendida é a mesma que precisa de ajuda para renegociar as dívidas e obter recursos para manter as atividades.

Para aderir ao programa, o microempreendedor ou pequeno empresário deve contatar a instituição financeira onde tem a dívida. A orientação é buscar os canais de atendimento oficiais disponíveis (agências, internet ou aplicativo) e, assim, ter acesso às condições especiais de renegociação dessas dívidas. As condições e prazos para renegociação serão diferenciadas e caberá a cada instituição financeira, que aderir ao programa, defini-las.

FEBRABAN

De acordo com a Febraban, somente os bancos cadastrados no programa ofertarão condições de renegociação de dívidas. Caso contrário, a sugestão é renegociar dívida mesmo assim ou, então, fazer a portabilidade da dívida para uma instituição financeira cadastrada.

Compartilhe: