O PARTIDO DO MAURÍCIO GHELEN
A espera acabou. Quer dizer… vai durar até a segunda-feira. O pré-candidato a prefeito de Paranavaí, Maurício Gehlen, define nesta segunda-feira o seu destino partidário. Em respeito ao combinado, não divulgaremos a sigla, mas, para os mais curiosos, não deve fugir do conjunto de partidos que atua em parceria com a administração municipal e com os aliados de primeira hora. Gehlen, empresário da indústria, tem reunião em Curitiba na próxima segunda-feira e deve voltar com tudo definido e carimbado. Ontem ele estava em Santo Antônio de Jesus, cidade da Bahia (recôncavo) onde está instalada uma indústria da Podium Alimentos, empresa com sede em Paranavaí/Tamboara. Para serenar os ânimos, o pré-candidato informa que já tem o acerto partidário, ou seja, só falta assinar.
E O VICE?
Na composição de uma candidatura ao Poder Executivo, há sempre margem para negociação. Por isso, Gehlen não fala nada sobre o seu futuro candidato ou candidata a vice-prefeito(a) e nem responde qual seria “o vice dos sonhos”. Aliás, deixa claro que não se preocupa. Pode ser o João, a Maria, o Pedro… Opa! Pedro é o atual vice-prefeito do Delegado KIQ e vem fazendo bom trabalho. Mas a coluna apurou que Baraldi não está entre os favoritos ao posto. Inclusive, Pedro é pré-candidato a prefeito pelo Progressistas. Admite que tudo passa pelo grupo. O prefeito KIQ terá a atribuição de indicar o vice na chapa de Gehlen. A conferir.
CIDA NA LUTA
Ainda no PDT, mas prestes a desembarcar, a vereadora Cida Gonçalves aparece como surpresa nestas negociações que antecedem as eleições 2024, prevista para 6 de abril. Ela pode surgir como candidata a vice numa chapa competitiva. Não esqueçamos que ela é aliada política de Rogério Lorenzetti, prefeito por duas gestões e atual superintendente regional do Governo Ratinho Júnior. Filiado ao PSD, Lorenzetti só seria candidato a prefeito numa composição improvável de ter que socorrer a sigla para não ficar fora do pleito.
FRUTICULTURA EM NOVA ALIANÇA DO IVAÍ
Nova Aliança do Ivaí promove nesta sexta-feira (15) o Primeiro Encontro Técnico de Fruticultura. O evento tem início às 8h30 no Salão Paroquial da Igreja de São Benedito. A região tem temperatura, água e solo adequados, bastando investimento em tecnologia e incentivo ao produtor. Por isso, o evento adquire tamanha relevância. Sem contar que o desenvolvimento dessa cadeia produtiva vai agregar opções para a agricultura familiar, a grande produtora de comida do País. Enquanto o mundo precisa de alimentos, o Noroeste do Paraná tem uma das soluções.
POR FALAR EM COMIDA…
Estudo encomendado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social mostra que 13 milhões de brasileiros deixaram a condição de fome em 2023. Significa que ainda há 20 milhões de pessoas com algum tipo de insegurança alimentar, aquele que vende o almoço para comprar a janta. Em 2022 o total de humanos em insegurança alimentar no Brasil era de 33 milhões. O país que está entre os que mais produzem alimentos no mundo não pode conviver com a vergonha de ter um grupo de famélicos.
A DENGUE
A dengue continua sendo uma grande ameaça regional. As autoridades de saúde estão mobilizadas e Paranavaí tem até um fumacê cedido pelo Governo do Estado para dedetizar em alta escala, eliminando o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O avanço da dengue sobre os municípios do Noroeste do Paraná permite um exercício de comparação entre dois períodos epidemiológicos consecutivos: de agosto de 2022 a julho de 2023 a região somou 5.782 casos positivos da doença; de agosto de 2023 até agora, março de 2024, são 6.440. Os números revelam que, mesmo em menor tempo, o crescimento já representa 11,38%. Cuidem-se.