(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

VALE O ESCRITO – 15/05/2024

O TAMANHO DA TRAGÉDIA

A título de comparação, New Orleans é uma cidade dos Estados Unidos da América que viveu uma catástrofe por causa de um furacão em 2005. A cidade ficou 80% submersa e levou quase duas décadas para se refazer. No Brasil, o Rio Grande do Sul vive uma tragédia semelhante, em termos, por causa do volume das águas. Ocorre que apenas a capital tem 1,4 milhão de habitantes, enquanto a cidade americana tem cerca de 380 mil moradores. Sem contar que quase todo o Rio Grande do Sul foi afetado, cerca de 11,3 milhões de pessoas. Por aí se mede o tamanho da tragédia gaúcha e brasileira.

O TEMPO

Especialistas falam em vários anos para o estado voltar a ser o que sempre foi: vanguarda para o Brasil, imponente, de povo culto e de tantas outras virtudes, inclusive miscigenado. Esquecendo a lorota irresponsável das redes sociais, o povo gaúcho recebe ajuda federal, estadual e municipal, além dos incontáveis voluntários. Só esclarecendo que os voluntários são indispensáveis para o sucesso da missão. No entanto, a logística militar, o conhecimento das pessoas que compõem o serviço público em suas várias esferas, são indispensáveis para que vidas sejam salvas e a cidadania seja respeitada. O voluntário é um elo da corrente e merece aplauso. Viva o estado brasileiro, apesar das suas mazelas.

CADÊ O ARROZ?

O governo federal anunciou que compraria até um milhão de toneladas de arroz para suprir a quebra de safra e a perda do produto estocado no Rio Grande do Sul. Foi só confirmar a medida e os líderes do setor se anteciparam, afirmando que não haverá falta do produto para o mercado interno. Produto básico do brasileiro, o arroz tem uma relação familiar com o nosso povo. Sem arroz não há festa e não há o almocinho simples de segunda-feira. Que ninguém aproveite o momento para especular. Se o lucro já está calculado, então que sigamos com o arroz brasileiro. Caso contrário, que seja o arroz dos outros países a nos alimentar. Sem ágio. Afinal, o agro é pop.

ALERTA DE GEADA

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em conjunto com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), começou nesta terça-feira o serviço conhecido como alerta de geada. As previsões de geadas são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências. Os avisos são amplamente difundidos por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, entidades comunitárias e veículos de comunicação. Além da agricultura, são beneficiados outros setores da economia como turismo, comércio e construção civil. Fique atento.

EDUCAÇÃO

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho. Informações da Agência Brasil.

Compartilhe: