QUEM VARRE?
Depois de muitas conversas, Paranavaí encaminha a nova licitação de empresa terceirizada para varrição. A notícia consta em página do Diário do Noroeste, assinada pelo jornalista Reinaldo Silva. A empresa anterior teria desistido do serviço, como informa a Prefeitura. Portanto, começar e terminar o processo de escolha da nova empresa, é prioridade. Até porque as pessoas cobram um aspecto mais bonito da área central da cidade. Walther Camargo Neto, secretário de Meio Ambiente, informa que está tratando o tema como prioridade. Que assim seja.
SÃO LUCAS EM ALTA
O time da São Lucas de Paranavaí continua invicto. São oito vitórias seguidas contra os adversários da Série Bronze do Paranaense de Futsal. Pessimistas dirão que a chave é fraca. Os exageradamente otimistas já estão pensando em Liga Nacional. Nenhuma coisa e nem outra. A equipe da São Luas Futsal, tão identificada com os desportistas paranavaienses, trilha um caminho longo até a chave principal do esporte no estado. Mas está no caminho certo. A associação fez um time competitivo, capaz de vencer seus adversários com uma certa sobra. A sua visibilidade tem, em grande medida, o empenho do Diário do Noroeste, empresa jornalística que transmite ao vivo os jogos em suas redes sociais e também divulga nos seus veículos de imprensa profissional. Ponto para a São Lucas, ponto para o DN e ponto para a cidade.
SOLTAR BALÃO É CRIME
Soltar balão no Brasil é uma prática ilegal, devido ao risco para a segurança do transporte aéreo, com regulamentação prevista pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Código Penal. A atividade também configura crime ambiental, com tempo de reclusão de um a três anos, além de multa (Lei nº 9.605/98). Por incrível que pareça, o poder público ainda tem que gastar tempo e energia com esse tema, algo tão primário e lógico. Não podemos soltar balões.
TAMANHO DO PROBLEMA
Um levantamento realizado pela Copel indica que a prática ilegal de soltar balões segue ocorrendo no Paraná, em alguns casos com prejuízos ao fornecimento de energia elétrica. Em 2023, foram 62 registros de balões caídos sobre redes e linhas da concessionária. Este ano já houve 20 ocorrências. O contato desses objetos com a fiação pode causar curto-circuito e o consequente desligamento dos domicílios no entorno. Os casos ocorridos neste ano provocaram seis desligamentos em Curitiba e Região Metropolitana, e uma interrupção no fornecimento de energia a domicílios no município de Apucarana, no Norte do Estado. O mais recente foi no mês de abril, quando equipes da Copel foram mobilizadas para remover um balão que se alojou dentro de um transformador de baixa tensão, resultando em uma interrupção do serviço de energia por mais de duas horas, em 62 residências do bairro Portão, em Curitiba. Balão é caso de polícia. E pronto. Informações da Agência Estadual de Notícias.
PETRO O QUE?
As ações da Petrobras despencaram 9% nas primeiras horas do pregão da Bolsa de Valores nesta quarta-feira. Qual o motivo? A demissão do agora ex-presidente da maior empresa brasileira, Jean Paul Prates. Quando ele, o Prates, foi alçado, o mercado também torceu o nariz. Então, qual o motivo do beicinho agora que ele caiu? O cara não foi gênio quando entrou e nem desastroso quando saiu. Essa história de interferência do governo é coisa antiga. Em 2022, por exemplo, houve uma ação palaciana para reduzir o preço do combustível nas vésperas da eleição. A gigante petrolífera segue o seu caminho, agora no comando de Magda Chambriard. Continuará lucrando para os acionistas privados e botando um punhado de dólares nos cofres do governo.
IGREJA BOLSONARIANA?
É fake. Um suposto pastor/humorista, cujo nome deixo de mencionar, jura que recebeu uma mensagem de Deus para criar a primeira igreja bolsonariana do Brasil. Intitulada “A Igreja de Deus”, a instituição estaria fundada nos feitos sensacionais do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Entre verdades, mentiras e muita repercussão das redes sociais, a iniciativa ficou no folclore, em site de humor. Portanto, não é verdade. Racional, pois Bolsonaro é um político e não consta “divindade” no seu currículo. O absurdo não seria inédito, pois o craque argentino Diego Armando Maradona tem cultuadores em uma igreja chamada Maradoniana. Possui mais de 2 milhões de seguidores. Maradona faleceu em novembro, de 2020. Jogou divinamente. E só.