ANIVERSÁRIO DO PT
O PT – Partido dos Trabalhadores – comemora 44 anos de fundação nesta sexta-feira (19) com um jantar no Clube do Professor em Paranavaí. O Diretório Municipal está distribuindo convites por adesão. Para além da refeição, o PT promete um evento com lideranças da sigla no Estado. Estão confirmados Enio Verri, diretor-geral da Itaipu Binacional; deputado federal Zeca Dirceu; deputado estadual Arilson Chiorato, entre outras lideranças. As informações são do ex-vereador César Alexandre, pré-candidato a prefeito de Paranavaí. Ele visitou o DN nesta segunda-feira, acompanhado do vereador Josival Moreira e de outros petistas tradicionais da cidade. Integrantes de outros partidos também foram convidados para o jantar comemorativo. O PT integra a federação que conta ainda com o PV e PCdoB.
TRÂNSITO E SAÚDE EM DEBATE
A Secretaria da Segurança Pública promoverá ações educativas e ostensivas com reforço do policiamento nas ruas buscando reduzir o número de acidentes de trânsito nos próximos dias. Enquanto isso, a Secretaria da Saúde vai adequar o fluxo de atendimento nos hospitais e UPAs em todo o Paraná. As duas medidas vão ajudar a estabilizar a ocupação dos leitos hospitalares diante do aumento dos chamados casos de trauma. Entre 1º de janeiro e 15 de abril de 2023, foram 13,4 mil ocorrências no Estado, e no mesmo período deste ano, 14,7 mil. O tema foi discutido nesta segunda-feira (15) em uma reunião entre o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, e o secretário de Saúde, Beto Preto, para os ajustes finais antes do lançamento da Operação Unidos pela Saúde e Paz no Trânsito, que deve contar também com representantes municipais e federais.
OBJETIVO
O objetivo principal é buscar soluções eficazes para reduzir os acidentes de trânsito, principalmente na Capital, que já registrou 7,9 mil vítimas de acidentes no primeiro semestre do ano. Ação que merece um olhar diferenciado da comunidade, pois, reduzir o número de acidentes, de mortes e de feridos é uma emergência em saúde pública. informações da Agência Estadual de Notícias.
MOTOS
Nesta mesma ação conjunta, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) atuará em ações com foco em motociclistas. “Os motociclistas envolvidos em sinistros de trânsito estão bastante vulneráveis. A ação conjunta entre o Estado, município e órgãos federais visa a sensibilização da importância do tema”, disse o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.
CENTRO DO MUNDO
O mapa-múndi produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE) que tem o Brasil no centro estava disponível desde ontem (terça-feira – 16), no formato A3 (42,0 x 29,7cm). Mas já se esgotou. O investimento foi de R$ 10,00. O mapa-múndi e a 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar foram lançados na semana passada, em evento na Casa G20, no Rio de Janeiro. Para atender a demanda, o IBGE decidiu comercializar o produto por meio de sua loja virtual. O mapa-múndi tem a marcação dos países que compõem o G20 e dos que têm representação diplomática brasileira, além de algumas informações básicas sobre o país, como população e área, entre outros dados. A instituição pretende, depois, oferecer o mapa em tamanhos ampliados, como A0 (118,9 x 84,1cm) e A1 (84,1 x 59,4cm).
AÇÕES CONTRA EX-MINISTROS DE FHC SÃO EXTINTAS
Não, você não leu errado. Veja a notícia publicada pelo jornalista José Marques, na Folhapress. Diz que a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a extinção, sem julgamento, de dois processos que tramitavam na Justiça Federal de São Paulo por suspeitas de improbidade contra ex-ministros do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Estavam entre os alvos das ações Pedro Malan (Fazenda), José Serra (Planejamento) e Pedro Parente (Casa Civil), além de ex-presidentes e diretores do Banco Central. Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes votou pela derrubada dos processos e foi seguido pelos demais ministros da Primeira Turma – Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Os processos contra os ex-ministros de FHC foram ajuizados pelo Ministério Público Federal entre 1995 e 1996.