JOSÉ GALVÃO NO UNIÃO BRASIL
O campeão de mandatos da Câmara de Vereadores de Paranavaí, José Galvão, desembarcou do PL e agora é oficialmente o coordenador do União Brasil em Paranavaí. Ele assume a presidência do partido e deve tentar o seu sétimo mandato na Casa de Leis. Sua filiação foi, digamos, em grande estilo, já que ingressou ungido pelos “cardeais” da sigla no Paraná, incluindo o senador Sergio Moro e os Francischini (pai e filho). Com documento passado e tudo (ficha de filiação), Galvão lembra aos seus eleitores que deixa de ser 22 para ser 44. A filiação aconteceu na manhã de ontem em Curitiba. Na foto estão o senador Sergio Moro, Galvão, o deputado federal Felipe Francischini e o empresário Mauricio Gehlen. Opa! Gehlen? Sim, mas aí é outra história. Adiantamos que ninguém deve se surpreender com uma dobrada entre o PSD, agora de Gehlen, filiado também nesta segunda-feira, e o União, agora de Galvão. Fortes emoções.
IMAGEM PÚBLICA
O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) e o deputado federal Tião Medeiros fizeram um esforço de mídia no final da semana passada. Em jogral bem ensaiado na passarela da duplicada BR-376 em Paranavaí (arquivo, lembram entendedores), tentaram mostrar uma parceria sólida. Mas… também no final de semana, em entrevista de rádio, o vereador e pré-candidato a prefeito em 2024, médico Leônidas Fávero Neto, deu uma “derrapada” (proposital ou não) e cutucou o prefeito ao afirmar que todas as conquistas do município têm o DNA de Medeiros. Não faltou gente para pôr panos quentes, até porque, as duas lideranças (KIQ e Tião) se impulsionam mutuamente. É pouco provável que partam para um embate. Hoje os dois monopolizam a política local e, justiça seja feita, com grande apelo popular.
FORÇA-TAREFA DO PROGRESSISTAS
No próximo sábado lideranças estaduais do Progressistas se reúnem em Paranavaí para o Encontro Regional. Estão confirmados neste evento os deputados federais Tião Medeiros, Ricardo Barros (tesoureiro nacional do partido) e Marco Brasil. Também estarão na cidade a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti; a deputada estadual Maria Victoria; o deputado estadual Soldado Adriano José; Marcelo Belinati, prefeito de Londrina; participação de Pedro Baraldi, vice-prefeito e presidente do Progressistas em Paranavaí. Em ano eleitoral, o evento se torna determinante. Muitos correligionários deverão participar, já visando as eleições de outubro para as prefeituras e câmaras de vereadores. O encontro será no Recinto Felício Jorge do Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva, a partir das 10 horas.
ATLETAS E VIOLÊNCIA
Genial no campo, o ex-jogador Robinho deu entrevista para a TV Record no sábado. Vestido de branco e com discurso cuidadosamente ensaiado, jurou inocência no caso em que pegou nove anos de cadeia por estupro coletivo na Itália. Ele saiu do país europeu antes da sentença final e desde então mora no Brasil. O nosso país não pode extraditar nativo para cumprir pena no exterior, conforme previsão constitucional. Mas pode cumprir pena por aqui e o seu caso será avaliado no Superior Tribunal de Justiça nesta quarta-feira. As provas contra Robinho são robustas, praticamente irrefutáveis. Ele argumenta que os grampos telefônicos em que narra a barbaridade estão tirados de contexto. Lamentável em qualquer ponto de vista, pois é sempre complicado abrir mão de um ídolo, reconhecer que foi um craque em campo, mas fora dele teve comportamento deplorável.
NÃO É SÓ ELE
Infelizmente Robinho não é caso isolado. Outro ídolo brasileiro está preso na Espanha desde janeiro de 2023 por estupro. Ele é acusado, e já condenado, de estuprar uma jovem em uma boate de Barcelona. Mudou tanto de versão que não dá mais para acreditar em pelo menos uma. Condenado a quatro anos e meio de prisão, ele tenta a liberdade provisória nesta terça-feira (19). Não custa lembrar que Daniel Alves é o maior ganhador de títulos do futebol mundial. Na lista consta uma medalha de ouro olímpica, conquistada no Japão em 2021. Tem ainda o técnico Cuca, multicampeão que teve sua pena extinta na Suíça, igualmente por acusação de estupro. Na semana passada Cuca, agora treinador do Athletico Paranaense, fez um comunicado para falar de maturidade e novas responsabilidades. Fez bem. Neste mês de março, de reflexão sobre a condição feminina, falar desses casos é muito pesado, mas é um exercício necessário.