CIGARRO ELETRÔNICO
Por decisão colegiada unânime a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) manteve a proibição da venda dos cigarros eletrônicos, chamados Vape. As autoridades em saúde apontam que os eletrônicos são mais danosos que os cigarros convencionais. Por outro lado, assim como o Brasil sofre com a entrada de cigarros falsificados ou contrabandeados, também há uma enxurrada de eletrônicos que entram no Brasil clandestinamente. Portanto, trata-se de contrabando ou produção irregular já que não existe fábrica de Vape legalizada no país. Para os jovens fica o alerta: corra também do cigarro eletrônico, pois pode provocar danos irreversíveis à saúde.
MANDIOCULTURA
A ameaça de uma nova crise na mandiocultura mais uma vez bate à porta do setor que de tempos em tempos enfrenta dificuldades. Tanto que a Abam – Associação Brasileira dos Produtores de Mandioca – e Sindicato da categoria estão pedindo a inclusão do segmento em programa federal de renegociação de dívidas. O preço da tonelada, que já passou de R$ mil, agora gira entre 400,00 e 450,00. Fato é que a cadeia produtiva não consegue estabilidade e as crises surgem de tempos em tempos. Enquanto isso, os produtores tentam integrar o grupo de culturas que poderão renegociar dívidas através de um programa federal em curso. No Paraná conseguiram integrar o benefício as cadeias da soja, milho e bovinocultura de leite. Definitivamente, a mandiocultura, tão importante economicamente para o Noroeste e para a alimentação do brasileiro, precisa de um pouco de estabilidade.
IDOSOS EM MOTOCICLETAS
Paranavaí terá vagas em estacionamento de motocicletas exclusivas para idosos. Pode soar estranho, mas um grande número de idosos circulam de moto e motonetas, muitas elétricas. Outro dedo relevante é que são consideradas idosas pessoas a partir dos 60 anos, ou seja, ainda com muita vitalidade, vontade e até necessidade de andar de moto. Não nos esqueçamos que a aquisição e a manutenção de motocicletas são bem mais em conta. O estacionamento rotativo em Paranavaí é administrado pela empresa Pare Fácil.
RICARDO MAIA NA REGIÃO
Na última sexta-feira o superintendente geral de apoio aos municípios, Ricardo Maia, passou por Paranavaí, visitou veículos de comunicação e fez contatos estratégicos. No Dário do Noroeste fez um grande balanço das ações do Governo do Estado no Noroeste e se comprometeu com algumas obras de infraestrutura, especialmente a duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina. Um reforço na meta da Sociedade Civil Organizada e seu mantra neste tema: Sem duplicação, pedágio não.
DATAS CÍVICAS
O feriado caiu no domingo (21 – Tiradentes). 22 de abril, descobrimento do Brasil, não está na lista de feriados nacionais. Essa combinação acabou deixando o dia do Patrono Cívico (Tiradentes) e o dia da chegada dos portugueses em segundo plano para o grande público, embora escolas e o 8º Batalhão de Polícia Militar tenham comemorado internamente, no segundo caso em cerimônia aberta ao público. Fica o registro.
PRESTIGIADA
A reunião petista no Clube do Professor durante a noite da sexta-feira (19) foi bem prestigiada por militantes e convidados de Paranavaí e da região. Turbinado pela presença do diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, o evento marcou também a apresentação da pré-candidatura de César Alexandre para prefeito de Paranavaí. Além dele, também manifestaram apoio: Arilson Chiorato, deputado estadual e presidente do PT do Estado; deputados federais Zeca Dirceu e Elton Welter. Havia ainda lideranças de outras cidades. O prefeito de Paraíso do Norte, Veto Vizzoto, também compareceu e com motivos para comemorar. Sua gestão foi turbinada com novos convênios da Itaipu, totalizando R$ 10 milhões.
ZECA POP
Um detalhe chamou a atenção no jantar dos 44 anos do PT realizado pelo Diretório de Paranavaí na última sexta-feira: o grande número de pessoas fazendo fotos com o deputado federal Zeca Dirceu. Bem-humorado, distribuiu sorrisos e foi embora por conta da agenda cada vez mais cheia até as eleições municipais de 6 de outubro.