CAPITAL DA CORRIDA MALUCA
Na reunião ordinária desta terça-feira (23) da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa constou o projeto de lei 58/2024, de autoria do deputado estadual Soldado Adriano José. Em síntese o PL concede a Paranavaí o Título de Capital da Corrida Maluca. O município realizou duas edições do evento e fará a terceira nos dias 18 e 19 de maio próximos com número recorde de inscrições. O assunto desperta alguma curiosidade e foi tema de muitas conversas desde que a informação começou a circular pelas redes sociais. Como evento de entretenimento é, sem dúvida, um grande sucesso. Agora para além disso… Vejamos as reações.
CAPITAL DA LARANJA
Paranavaí é conhecida como a Capital da Laranja do Paraná. O deputado Cobra Repórter propôs o reconhecimento formal em novembro de 2022. A laranja é responsável por 30% do Produto Interno Bruto do município, conforme informações da Prefeitura em 2023 quando a cultura passou a conviver com nova ameaça do greening, doença que ataca as plantas e compromete a produção.
ALERTA DE GOLPE
A Secretaria da Fazenda do Paraná alerta os contribuintes que não encaminha correspondências, e-mails, SMS nem mensagens de WhatsApp com guias para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A vigilância constante e a educação sobre práticas seguras de pagamento continuam essenciais para evitar prejuízos financeiros e proteger os consumidores contra fraudes digitais. O Serviço de Atendimento ao Contribuinte (SAC) da Receita Estadual tem recebido, em média, 20 denúncias semanais de cobranças falsas de imposto. Para evitar cair em golpes, é fundamental que os contribuintes sempre gerem guias de pagamento por meio dos canais oficiais, identificados com final “pr.gov.br”, e que se certifiquem da autenticidade dos sites antes de qualquer transação. Informações da Agência Estadual de Notícias.
SETOR DE EVENTOS
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei que restringiu a R$ 15 bilhões a renúncia fiscal do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Serviços (Perse), de incentivo ao setor de eventos, até dezembro de 2026. A proposta reduziu ainda de 44 para 30 as atividades beneficiadas pelo programa. O texto segue para votação no Senado.
A aprovação ocorreu após consenso firmado entre deputados federais e o governo federal como confirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O setor ainda vive os efeitos da pandemia de Covid-19 que paralisou a realização de eventos por quase dois anos.
DENGUE PERMANECE
A dengue continua sendo um grave problema nacional de saúde pública. No Paraná, boletim divulgado pelo Governo do Estado mostra que dos 399 municípios, apenas quatro seguem sem confirmações de dengue: Agudos do Sul e Doutor Ulysses, da 2ª Regional de Saúde, Fernandes Pinheiro, da 4ª RS, e Santana do Itararé, da 19ª Regional O boletim epidemiológico contabiliza 260.517 casos confirmados de dengue no Paraná, sendo 41.472 a mais que no boletim semanal anterior. Foram registrados também mais 31 óbitos, totalizando 171 mortes pela doença neste período epidemiológico, que teve início em 30 de julho de 2023 e segue até julho de 2024.
CUIDADOS
O problema é grave, mas a solução não está distante. Quase 80% dos focos estão nas residências. Portanto, uma boa verificada semanalmente pode reduzir drasticamente a infestação pelo mosquito Aedes aegypti, o transmissor da doença. É preciso eliminar água parada em qualquer quantidade retida em vasos de plantas ou em bebedouros de animais domésticos. Resumindo: não tem outro jeito a não ser cuidados e cada um fazendo a sua parte. Neste período epidemiológico a 14ª Regional de Saúde soma sete mortes por dengue, sendo cinco em 2024.
OS CAMINHOS DA POLÍTICA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ter se reunido com o presidente da Câmara Arthur Lira, em ação fora da agenda oficial. Disse que foi um encontro de seres humanos e não dos poderes e por isso não comunicou a imprensa e nem colocou na agenda. Coincidência ou não nesta terça-feira Arthur Lira, que saiu disparando contra o ministro Alexandre Padilha das Relações Institucionais na semana passada, agora admite que pode ter exagerado nos adjetivos. Em síntese ele disse que Padilha é incompetente e seu desafeto pessoal. Mesmo assim não retirou as críticas e, de forma mais suave, sintetizou: Não funciona. As declarações foram feitas à TV Globo, no programa Conversa com Bial.