LIVRO, O MALTRATADO
O presidente anterior, Jair Bolsonaro, disse no dia 3 de janeiro de 2020 que livro tem muita coisa escrita. A frase virou meme e caiu numa vala comum das coisas sem sentido. Afinal, se não me falha a memória, livro tem letras e, em alguns casos, ilustrações, gravuras e fotografias. Na essência só letra. E não é que o assunto voltou, agora com sinal trocado? Pois é. O chefe do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, deu um “pito presidencial” em Fernando Haddad, ministro da Fazenda. O problema da bronca foi o motivo: a mania de ler. Lula aconselhou Haddad a falar mais com o Congresso “em vez de ler um livro”. Com boa vontade, dá para perceber que Lula fez mais uma das suas metáforas. Só pediu para o homem forte da Fazenda falar mais com deputados e senadores, os responsáveis pelas votações estratégicas para o Governo. Haddad é um intelectual, professor da USP e, por isso, foi tão emblemático. A fala presidencial não tem nada a ver com livros. No entanto, soou infeliz a afirmação neste país que carece, e muito, de leitura. Não precisava.
TIO PAULO E A REFLEXÃO JORNALÍSTICA
Viralizou em todo o Brasil a história do “Tio Paulo”, o homem já morto que foi levado por uma sobrinha ou algo que o valha para fazer empréstimo bancário de R$ 17 mil no Rio de Janeiro. Na primeira análise, parece óbvio que se trata de um golpe praticado por alguém sem o menor escrúpulo. Porém, as investigações deixam outros fatores em aberto. Há divergências sobre o momento da morte e também sobre a saúde mental da suspeita do golpe, presa desde a data do financiamento sem sucesso. Para repórteres e outros profissionais de comunicação fica latente a necessidade de investigar e não de comprar a primeira versão. Fato é que o “Tio Paulo” virou meme e a mulher responde presa por vilipêndio a cadáver e fraude. Prudência e caldo de galinha não fazem mal.
SHOW EM MIRADOR
O município de Mirador se prepara para festejar o Dia do Trabalho. A data oficial é 1º de maio, mas a festa acontece neste sábado na Praça Matriz ao som de Cácio e Marcos, além de Leth’s Beat. A promoção é da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Turismo. Boa iniciativa.
ASSOCIAÇÕES DE MORADORES
Paranavaí vive atualmente uma paradeira geral nas associações de moradores. A maioria está desativada por falta de verbas, por falta de lideranças, falta de apoio e ainda por causa da pandemia que paralisou por quase dois anos a maioria das atividades que mantinham ativas essas entidades. Na contramão desse processo, a Associação de Moradores do Jardim Santa Cecília busca se rearticular. Nesta terça-feira foi publicado no Diário do Noroeste o edital que convoca eleições para atualização do mandato da diretoria. O objetivo é dar novo impulso e, a partir daí, reaproximar os moradores na busca por conquistas coletivas. Que seja uma corrente.
EJA, AINDA HÁ TEMPO
Abertas as inscrições para quem deseja fazer os exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para certificação dos componentes curriculares e áreas do conhecimento do Ensino Médio. O prazo para inscrições vai até o dia 7 de maio. Os interessados devem procurar uma instituição pública de ensino que oferte EJA ou um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebeja) portando documento oficial com foto. Recomende, pois ninguém pode perder o prazo.
REQUISITOS
Para se inscrever para os exames do Ensino Médio, é preciso ter 18 anos completos. Estão aptos a fazer os exames 22.080 alunos que estudam a EJA neste ano. Para as provas, o aluno deverá comparecer na escola onde fará a prova online, ou seja, pelo computador da instituição. O aluno deve se inscrever apenas nos componentes curriculares ou nos semestres que ele precisa para concluir a educação. O exame será ofertado em cinco etapas. Informações da Agência Estadual de Notícias.