(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

VALE O ESCRITO – 28/03/2024

TEMPO DE REFLEXÃO

Para os católicos vivemos dias especiais da celebração da Semana Santa. Nesta quinta-feira, às 20 horas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, tem a Missa da Ceia do Senhor (Lava Pés). Um extenso programa que culmina no Domingo de Páscoa, quando as famílias se reúnem para um momento de reflexão e de festa. Afinal, Páscoa sugere reflexão e também a união entre os povos, começando pelo núcleo familiar. Até 1986 a Dona Zinha (em memória) reunia os seus meninos para a ceia, ainda que modesta. Bons e difíceis tempos aqueles.

 

FESTEJOS

Páscoa também é tempo de turismo. Muita gente aproveita o final de semana prolongado para viajar. Na região de Paranavaí há várias opções de lazer nos rios e cachoeiras, além do chamado turismo rural. Pesquisa divulgada pelo Governo do Paraná na última terça-feira revela que 96,2% dos turistas aprovaram o passeio pelas águas doces de Porto Rico e Porto São José. Um dado que reforça a relevância do Noroeste neste novo momento do turismo como gerador de trabalho e renda. Já é possível ver veículos puxando barcos para a temporada de pesca.

INFRAESTRUTURA

A pesquisa do turismo reforça a necessidade de duplicar a BR-376 no trecho entre Paranavaí e Nova Londrina. Essa é uma briga imediata de todos os municípios da Amunpar – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense. O presidente da entidade, prefeito de Terra Rica Julio Leite, já antecipou que é preciso lutar pela duplicação. Ele até concorda com a implantação de um pedágio, mas comunga da ideia: “Sem duplicação, pedágio não”. O fluxo de veículos para passeio nos rios da região exige uma rodovia melhor estruturada e com mais segurança. Por outro lado, a via serve de escoamento da safra agrícola, inclusive de regiões do Mato Grosso do Sul em direção ao Porto de Paranaguá. Uma boa briga.

UM MALUCO NO PEDAÇO

A notícia é nova, mas o fato não. Se deu em 14 de março e se tornou público nesta terça-feira. Um homem abastado, 41 anos, confortavelmente em sua cobertura de luxo, resolveu cortar a corda que sustentava o zelador do prédio, que fazia a limpeza externa dos vidros. Isso aconteceu em… Curitiba, infelizmente. A vítima só não despencou e morreu porque o seu equipamento tinha uma segunda proteção e o sustentou até o resgate. O suspeito está preso por tentativa de homicídio duplamente qualificado, isto é, com duas agravantes. É bom que permaneça um tempo na cadeia para pensar na selvageria que fez. Cadeia tem dois aspectos: punitivo e pedagógico. Que assim seja.

O ESTILO MACRON

O presidente da França, Emmanuel Macron, está no Brasil desde a terça-feira para uma série de compromissos multilaterais com o Brasil. Tendo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como cicerone, Macron conheceu lugares “mágicos” no Pará. Se encontrou com a cacique Raoni, referência mundial na defesa do meio ambiente, e entregou a maior honraria da França. Ontem estava no Rio de Janeiro para o lançamento de um novo submarino. Porém, o que chamou a atenção de parte da imprensa foi o traje bem cortado de Macron. Vestido de roupas elegantes, ele contrastou com a paisagem rústica da floresta e com o traje informal dos demais convivas. Em síntese: poderia ter aproveitado mais se não estivesse tão “bem vestido”. Mas mostrou sintonia com o presidente Lula o que gerou até memes na Internet. Que não se iludam. A diplomacia é feita de negociações nem sempre amistosas. Neste momento, por exemplo, Brasil e França brigam por espaços nas negociações comerciais envolvendo o Mercosul. Viva o debate civilizado.

Compartilhe: