REQUIÃO DEIXA O PT
Em entrevista ao jornalista Esmael Morais, o ex-senador e ex-governador Roberto Requião confirmou que está desembarcando do PT. Sai fazendo críticas sobre as opções do partido que, na sua avaliação, se posicionou no centro com viés de direita. Ele foi filiado por dois anos e esperava uma participação efetiva no governo do presidente Lula, ainda que não tenha reivindicado cargo. Mesmo antes da posse, Requião tem criticado as escolhas petistas nas áreas econômica e social. É um quadro relevante pela história construída. Requião Filho ainda não havia se manifestado até ontem sobre seguir ou não os passos do pai.
DIA “D”
Políticos candidatos e candidatos a políticos têm até o dia 6 de abril para a definição sobre a inscrição partidária. Quem deseja disputar as eleições para prefeito e vereadores no próximo dia 6 de outubro devem decidir se filiar a uma sigla até o sábado da semana que vem. É certo que nestes dias de celebração da Semana Santa e Domingo de Páscoa pouco se ouvira sobre política local/regional. No entanto, a partir de segunda-feira haverá um corre-corre. Especialmente na briga pelas câmaras de vereadores o partido pode fazer toda a diferença entre a vitória e a derrota. Afinal, trata-se de eleição proporcional e vale a soma dos votos para todos os postulantes da sigla ou da federação. Muita conversa pela frente.
CUIDADO NAS ESTRADAS
O feriadão da Páscoa é um convite para passear, rever a família ou viver momentos de lazer. Mas cuidado. A Polícia Rodoviária do Paraná começou a operação que visa proteger a vida das pessoas. Sim, o objetivo não é multar ou socorrer acidentados e muito menos contar vítimas fatais. Então, vamos cumprir as regras do trânsito, prestar atenção ao que diz cada sinalização. As infrações de trânsito não problemas seus ou meus – são do Brasil. Lembre-se que cada despesa com acidente acaba invariavelmente no serviço público (resgate, primeiros socorros, tratamento, IML…). Sem contar que a perda de uma vida significa prejuízo irremediável para o país, uma vez que todo o saber e a força de trabalho se perderão. Filhos ficarão órfãos e pais estarão sem consolo.
REGRAS
O que posso adiantar: Obedeça os limites de velocidade; nunca ultrapasse em faixa contínua e jamais beba álcool antes de pegar a estrada. Não se trata de juízo de valor; se trata apenas de um desejo de que todos comemorem a Páscoa e voltem para as suas casas – Sãos e salvos. Assim seja.
COMPORTAMENTO
O número de nascimentos caiu pelo quinto ano seguido no Paraná. Segundo a pesquisa Estatísticas do Registro Civil de 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 142.488 crianças foram registradas no Estado naquele ano, 1.228 a menos do que no ano anterior, com 143.716 pessoas registradas. Os dados de 2022 são também os menores desde 2003, início da série histórica da pesquisa. Os dados do Paraná foram retirados do Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), que inclui não apenas os nascidos no ano de 2022, mas também quem nasceu em anos anteriores, mas foi registrado oficialmente em 2022. Números divulgados pela Agência Estadual de Notícias.
TENDÊNCIA
A queda nos nascimentos segue uma tendência nacional, já que todas as regiões e grande parte dos estados apresentaram estatísticas semelhantes no período. No Brasil, houve uma queda de 3,5% nos nascimentos de um ano para o outro, com 2,54 milhões de pessoas nascidas em 2022, contra 2,63 milhões em 2021.
DESENROLA BRASIL É PRORROGADO
O Desenrola Brasil, que terminaria neste domingo (31), foi prorrogado. O programa coordenado pelo Ministério da Fazenda permite as renegociações de dívidas de pessoas físicas e já teve a adesão de mais de 12,3 milhões, em um total estimado em R$ 38 bilhões em valores negociados. O objetivo do Desenrola, iniciado em julho de 2023, é reduzir a inadimplência no país e recuperar o crédito de que foi negativado. A consulta para negociação pode ser feita por meio da plataforma do Desenrola e pela Serasa, parceira nesta reta final. Também é possível consultar pendências pelo Mega Feirão da Serasa, disponível no site do birô de crédito, ou em qualquer agência de Correios.
(Texto: Folhapress)