PODERES
Arthur Lira é um dos homens mais poderosos da República nos tempos atuais. Manipula a Casa com habilidade e tem pouco similares em toda a história do parlamento brasileiro. Porém, na última sexta-feira, um episódio o colocou na berlinda mais uma vez. Durante manifestação (on line) na Câmara, o maior influenciador digital do Brasil, Felipe Neto, se dirigiu a ele como “excrementíssimo”, um trocadilho com “excelentíssimo”, a maneira formal de tratamento aos parlamentares brasileiros. Foi um trocadilho inoportuno e de mau gosto, já que Felipe Neto é uma das referências das novas comunicações no País e tem mais de 40 milhões de seguidores nas diversas plataformas. Mas as consequências parecem desproporcionais. Lira acionou a Polícia Legislativa e abriu investigação contra o comunicador. A Justiça vai se posicionar após ouvir as razões de ambas as partes. De qualquer forma, não há vencedores nesta contenda. Felipe Neto foi desagradável e Lira não entendeu o seu papel de chefe de um dos poderes da República. Virou birra de adolescente, só que com o peso estatal.
EXPLICAÇÕES
Felipe Neto já veio a público explicar que foi jocoso e que fez uma “graça” com o termo e que não teve a intenção de ofender. Porém, Lira está ofendido. O presidente da Câmara permanece no cargo até o começo do próximo ano, quando haverá nova eleição. Por força de lei ele não pode mais concorrer. Vejam cenas dos próximos capítulos.
TERMINAL URBANO
A Coluna recebeu observações sobre o estágio atual do Terminal Urbano de Passageiros de Paranavaí, a chamada antiga rodoviária. O cenário visto ali continua não sendo dos mais agradáveis. O aparelho público está envelhecido e há muita coisa por fazer. Dizem essas mesmas pessoas que as desapropriações e demolições dos prédios do entorno deixaram a paisagem ainda mais feia. Sem entrar no mérito do visual imediato para quem chega ao terminal, é preciso ponderar que a revitalização de uma área antiga e nem sempre bem tratada, leva tempo. Não parece tarefa para apenas poucos meses ou uma gestão. Voto de confiança e cobrança devem ser proporcionais. Por enquanto está feio.
OS VEREADORES
Ambiente tenso na formação das chapas de candidatos a vereador de Paranavaí nas próximas eleições. Muita gente quer, poucos têm viabilidade e os partidos correm para a formação da chamada chapa completa. Tem filiado a partido, antes convicto, que já não sabe mais se vai participar. A explicação é simples: campanha custa dinheiro e a disputa interna pode, em tese, inviabilizar diversos nomes já na largada. Como se trata de eleição proporcional, os votos de todos no partido ou federação contam para o quociente, isto é, para a conquista de uma ou mais vagas. Se elegem os mais votados de cada sigla ou federação e aí reside um problema prático. Quem não tem votos para liderar pensa duas vezes na hora de dar o nome para o sagrado teste das urnas. Até as convenções, que acontecem de 20 de julho a 5 de agosto, muita saliva será gasta. Na campanha efetiva acrescenta-se: gastar sola de sapato.
DIA DAS MÃES
A Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) e Sebrae-PR apresentaram uma pesquisa otimista no final de semana em relação ao Dia das Mães. Revela a pesquisa que 71,9% dos paranaenses pretendem presentar as mães pelo dia especial a ser comemorado em 12 de maio. Curioso é que pela primeira vez os perfumes e os cosméticos lideram a preferência, superando roupas, bolsas e calçados. Um comportamento a ser celebrado, já que os presentes mais citados mostram que as mães estão antenadas com o tempo presente, investindo na autoestima e no cuidado. Aliás, o mês de maio é propício para reflexão sobre a importância da mãe em lar. Elas não aposentam (nunca) e para tirar férias dependem da sensibilidade de todos os filhos e filhas. Mãe é dedicação em tempo integral. Viva a mãe e lembre-se: ela não é uma máquina.
QUALIFICAR TRABALHADORES
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, vai investir cerca de R$ 26,6 milhões em cursos de qualificação profissional nos mais diversos setores da economia. A previsão é de que, até o final de 2024, mais de 250 municípios paranaenses sejam atendidos por projetos de qualificação oferecidos gratuitamente pelo Estado. Atualmente, a Secretaria possui 21.214 vagas em cursos de qualificação profissional em nove projetos: Qualifica Paraná, Carretas do Conhecimento, Bora Paraná, Mais Qualificação, Start Code (T.I), Projeto Mídias Digitais, Instituto Êxito (EAD), Escola do Trabalhador 4.0 (EAD) e Seminário Temático.
SUBSÍDIO
A Secretaria também oferece um subsídio de R$ 600 para alunos matriculados, e com frequência regular, em diversos cursos. O valor é pago em duas parcelas e pode ser recebido por qualquer pessoa inscrita, quer esteja trabalhando ou não. Pessoas interessadas em obter qualificação profissional podem acessar o site www.qualificacao.pr.gov.br e selecionar o projeto e curso que mais se adapta ao perfil do estudante. O número de aulas varia conforme a modalidade do curso e há opções para turma no período da tarde e da noite. Informações da Agência Estadual de Notícias.