JBS INVESTE EM PARANAVAÍ
Maior empresa produtora de proteína do mundo, a JBS está chegando a Paranavaí. Nestes dias começa o trabalho de terraplanagem para a instalação de uma unidade de recebimento de insumos da avicultura. Detalhando: deve ser uma planta para desenvolvimento genético, incubadora, entre outros serviços de avanço na avicultura. O investimento é de R$ 30 milhões. As instalações serão na região do Cristo Rei e da Água da Prata. A empresa deve se pronunciar oficialmente nos próximos dias. Por enquanto, sabe-se que se trata de algo muito positivo para o desenvolvimento regional.
VOCÊ ESTÁ PREOCUPADO COM A GUERRA?
Se a resposta for sim, primeiro é necessário saber com qual delas. Temos a guerra da Ucrânia com a invasão do território soberano pelas forças bélicas russas. Também há guerra na Faixa de Gaza com a resposta radical do exército de Israel a um ataque covarde do grupo terrorista Hamas (guerra sem fim?). Não. Não estou falando dessas contendas. Neste momento há no mundo pelo menos dez conflitos, igualmente ou mais sangrentos. Enquanto eu escrevo ou quando você lê tem gente fazendo guerra na Etiópia, no Iêmen, em Mianmar, na Síria, no Sudão do Sul e na África (continente), onde grupos militantes garantem a tensão permanente. Ainda tem guerras no Afeganistão e o conflito de Nagorno-Karavbakh envolvendo Armênia e Azerbaijão. Interpretando de forma simplista, o pensador Jean Jaques Russeau (1712 a 1773) diz que o homem é bom por natureza e que ele é corrompido pelo processo civilizador. Será?
GUERRA CONTRA O MOSQUITO
O Brasil atingiu no final de semana um milhão de casos de dengue neste ano. Um dado preocupante já que a doença matou mais de 250 brasileiros no período. Intrigante é imaginar que a doença é combatida com gestos simples. O mosquito transmissor (Aedes aegypti) precisa de água para proliferar. Em tese, portanto, basta eliminar a água parada e será rompido o ciclo trágico da doença. Porém, sabemos que não se trata de algo simples. Eliminar água parada exige alguns minutos de dedicação das famílias, cuidado por parte do poder público no combate e na fiscalização, além de educação permanente para que as pessoas fiquem cada vez mais conscientes. Se não houver a preocupação de educar, viveremos epidemias de tempos em tempos.
OLHOS RACIONAIS PARA AVENIDA PARANÁ
Motoqueiros empinando veículos no meio dos carros e ultrapassando pela direita domingo à tarde/noite. Diante deste cenário quase todos concordamos que estão errados, pois contrariam as leis de trânsito. Mas tem outro público na Paraná. Há muitas pessoas que passeiam, saem com a família e levam até cadeiras. Tomam o tereré ou a “sagrada” cervejinha do final de semana. Não podem ser confundidos. A Paraná é opção de lazer barato e divertido. A observação foi feita por um cidadão anteontem enquanto eu conversava com as pessoas e passeava pela via. O homem em questão preferiu não se identificar.
ELEIÇÕES 2024
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Gabriel Luiz, reiterou ontem que é pré-candidato a vereador de Paranavaí. Mas o partido ainda não está definido. Filiado ao Agir, partido identificado com as causas dos autistas, o líder sindical está analisando o cenário e a viabilidade eleitoral. Por isso, pode migrar para o PV, integrante da federação com o PT e o PCdoB. Outra opção é ingressar no PDT, que não terá mais a atual vereadora Cida Gonçalves. Cida chega para o PSD com as “bênçãos” das lideranças locais. Importante lembrar que a federação citada acima terá o ex-vereador Roberto Cauneto Picorelli (Pó Royal) como um provável puxador de votos. Ele é do PV.
EM FAMÍLIA
A eleição para vereador apresenta outro detalhe: Gabriel Luiz terá como “adversário”, entre aspas por se tratar de eleição proporcional, o ex-vereador e tio Milton Hipólito dos Santos – o Miltão. Tradicional político paranavaiense, Miltão deve concorrer pelo Progressistas. A “disputa” em família não é novidade. Miltão foi candidato a vereador com o irmão Sanatiel Hipólito dos Santos (falecido no dia 15 de maio de 2023). Na época houve final feliz e pela primeira vez na história dois irmãos dividiram a honra de representar Paranavaí no Poder Legislativo.
Simbolismo muito forte. Rubens Felippe, Deusdete Ferreira de Cerqueira e José Augusto Felipe (foto) reunidos para um almoço e um bate-papo descontraído no último sábado. Eles foram adversários e aliados em vários momentos do passado. Agora, são amigos que se juntam para uma boa prosa. Não sei o que degustaram ou bebericaram. Mas uma coisa eu sei: falaram sobre política e sobre o futuro de Paranavaí. Somados, eles comandaram a cidade por 12 anos e deixaram um legado para todo o sempre. Sem contar que Rubens Felippe foi também duas vezes vice-prefeito. Saudades do tempo em que política era no diálogo e que adversários se tratavam com urbanidade, ou seja, um reconhecendo a importância do outro (situação e oposição). Viva a democracia e vida longa ao trio, homens que têm muito a nos ensinar. O encontro foi no sítio do odontólogo Valdir Tetilla, também atualmente na política paranavaiense. A foto foi cedida pelo pecuarista e amigo Reinaldo Cerqueira.