Ocorreu nesta sexta-feira (26) a cerimônia de lançamento da pedra fundamental que marca o início das obras de construção do novo Fórum de Paranavaí. O evento teve a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Luiz Fernando Tomasi Keppen. Durante discurso, ele destacou os benefícios que o novo prédio trará aos servidores que trabalharão diretamente na sede e, especialmente, à população do município.
Para Keppen, Paranavaí é uma cidade que contribuiu fortemente para o desenvolvimento do Paraná, mas que ainda atua com a estrutura de um Fórum construído há mais de 30 anos. Segundo ele, um local moderno e tecnológico vai melhorar as condições de trabalho para advogados, magistrados e servidores e proporcionar mais conforto e acessibilidade aos cidadãos que forem atendidos no local. “Nós vamos dar mais conforto ao povo paranavaiense”, disse.
O novo Fórum de Paranavaí terá 6.100 metros quadrados, construção aproximadamente três vezes maior que o atual. O prédio ficará instalado no Jardim Oásis, no espaço pensado para a implantação do Centro Cívico de Paranavaí.
A diretora do Fórum de Paranavaí, juíza Josiane Pavelski Borges, disse que a estrutura moderna do novo prédio vai se adequar às necessidades atuais para o desenvolvimento do trabalho jurídico, agilizando processos e diminuindo burocracias. “Este Fórum será um espaço dedicado ao atendimento eficiente e humanizado, onde os direitos dos cidadãos serão respeitados e garantidos”, afirmou.
Na cerimônia, o prefeito de Paranavaí, Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), ressaltou que a construção marca mais um passo no desenvolvimento da cidade. Ele garantiu que os projetos complementares da obra sob responsabilidade da administração municipal já foram licitados.
AGILIDADE NOS PROCESSOS
Em entrevista ao Diário do Noroeste, Luiz Fernando Tomasi Keppen reforçou que o investimento na construção do Fórum vai refletir diretamente na aceleração da tramitação dos processos, considerando a melhoria significativa que o novo local fará nas condições de trabalho.
A mudança, segundo ele, vai de encontro com uma movimentação do Tribunal de Justiça do Paraná para capacitação de juízes e servidores de todo o estado, com o objetivo de melhorar ainda mais os atendimentos prestados pelos magistrados.
Questionado sobre o atual trabalho desempenhado pelo Poder Judiciário paranaense, Keppen afirmou que considera o tempo médio de tramitação dos processos bastante razoável. “Pelo volume de ações que hoje correm na Justiça brasileira, nós temos que pensar o seguinte: processo não é número, é a vida da pessoa que está ali e precisa que seja bem trabalhado. Nós temos que encontrar um ponto de equilíbrio entre celeridade e segurança”, disse.
CIDADÃO HONORÁRIO
Durante a cerimônia, o desembargador Fábio Luís Franco ressaltou a atuação do presidente do TJ-PR na conquista do novo Fórum e a gratidão de Paranavaí pelo trabalho do magistrado. Franco ainda anunciou que Luiz Fernando Tomasi Keppen passa a ser cidadão paranavaiense, já que a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade o projeto de lei que concedeu o título de cidadão honorário ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná.
Comentários 0