Segmento avançou 6,24% em julho frente a junho, com destaque para o setor de material de construção, que dá sinais de recuperação
O comércio paranaense registrou crescimento de 0,51% no acumulado de janeiro a julho, segundo a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O resultado foi novamente impulsionado pelas lojas de departamentos, que apresentaram alta de 11,93% no período, seguidas pelas livrarias e papelarias, com aumento de 5,89%.
Em contrapartida, alguns segmentos ainda enfrentam retração nas vendas. As lojas de móveis, decorações e utilidades domésticas tiveram queda de 10,70%, enquanto o setor de calçados recuou 8,53%, refletindo o comportamento mais cauteloso dos consumidores diante das condições econômicas atuais.
O varejo estadual apresentou avanço de 6,24% em julho frente a junho, com destaque para o setor de material de construção, que dá sinais de recuperação após vários meses de perdas. Já na variação anual, houve elevação sutil de 0,64% em relação ao mesmo mês de 2024.
Entre as regiões do estado, Curitiba e Região Metropolitana lideraram o desempenho, com crescimento de 1,76%, seguida por Londrina (1,64%) e Ponta Grossa (1,46%). Já as regiões Sudoeste (-0,05%), Oeste (-2,37%) e Maringá (-4,29%) apresentaram resultados negativos no período.