NATALIE VANZ BETTONI
CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alterou o funcionamento do aplicativo e do site Meu INSS, com a reorganização de alguns serviços já oferecidos.
Atualizações cadastrais, por exemplo, que antes eram realizadas em espaços diferentes do site, foram unificadas em “Atualizar Cadastro e/ou Benefício”, independentemente de o segurado receber um benefício ou não.
Segundo o instituto, funções já existentes foram redesenhadas para facilitar identificação e acesso dos usuários. Porém, a busca por serviços ainda não foi atualizada e o segurado pode encontrar falhas ao tentar acessá-la.
VEJA SERVIÇOS QUE FORAM UNIFICADOS NO MEU INSS
Atualizar cadastro e/ou benefício: permite atualizar dados cadastrais que faltam ou estão inconsistentes no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e/ou no benefício e atualizar tipo e código de atividade realizada.
Atualizar procurador e representante legal: para incluir, excluir ou renovar procurador e representante legal (tutor, curador, administrador provisório) do benefício.
Atualizar dados do Imposto de Renda: permite pedir a retificação de dados ou valores do benefício no Informe de Rendimentos do INSS para declaração anual do IR (Imposto de Renda), incluir e excluir dependentes para dedução do IR no benefício e atualizar o tipo de tributação para “exterior” em caso de saída definitiva do país.
Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial: pode ser usado para cumprir determinação judicial de exclusão ou reativação da consignação de empréstimo consignado.
Solicitar emissão de pagamento não recebido: para casos de emissão de valores não recebidos pelo beneficiário e reativação do benefício suspenso ou cessado.
Solicitar desistência, encerramento e renúncia de benefício: utilizado para desistência ou cancelamento de benefício, encerramento em caso de óbito do titular ou encerramento de pensão por morte ou auxílio-reclusão.
SISTEMA PASSA POR AJUSTES
O INSS informou que a barra de busca ainda está sendo atualizada e os segurados podem clicar em “Novo Pedido” na lista de serviços e buscar pela opção desejada.
Ao tentar acessar os serviços antigos ainda não substituídos na barra de busca, opções como “Atualização de dados cadastrais” direcionam o usuário à página inicial ou levam a tela a ficar em branco, impedindo o acesso. Em alguns casos, apareceu o aviso “Erro ao tentar se comunicar com os serviços de requerimento”.