(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

INSS-APOSENTADORIA

Veja para quanto vai a sua aposentadoria do INSS com reajuste de 5,93%

ANA PAULA BRANCO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com a divulgação da inflação de 2022, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem saber para quanto irá seu benefício com o reajuste anual. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta terça (10), a variação acumulada do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de janeiro a dezembro de 2022: 5,93%.
A lei 8.213, de 1991, estabelece que o valor dos benefícios pagos pelo INSS será reajustado, anualmente, com base no INPC. A Previdência confirmou à Folha de S.Paulo que seguirá o índice e vai divulgar, em breve, portaria com o novo teto do INSS e os reajustes proporcionais, para quem começou a receber um benefício a partir de fevereiro de 2022.
Os cálculos do advogado Wagner da Silva e Souza, sócio do escritório Roberto de Carvalho Santos Advogados Associados, consideram apenas o valor bruto e o índice de reajuste de 5,93% divulgado pelo IBGE. Para quem não é isento, o INSS aplicará o desconto do Imposto de Renda sobre o novo benefício reajustado. Aposentados e pensionistas a partir de 65 anos têm direito de pagar menos imposto sobre a renda do benefício.
Os cálculos valem para todos que já recebiam a aposentadoria ou pensão até janeiro de 2022, já que os benefícios que começaram a ser pagos a partir de fevereiro de 2022 terão o primeiro reajuste proporcional.
PAGAMENTO DO BENEFÍCIO DO INSS COM AUMENTO
Os segurados do INSS começarão a receber seus benefícios reajustados a partir de 25 de janeiro, quando os que ganham o salário mínimo têm seus depósitos referentes à folha de janeiro. O novo salário mínimo será pago pelo INSS entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro. Quem recebe mais do que o piso terá o primeiro benefício com o reajuste de 5,93% entre os dias 1º e 7 de fevereiro.
O INPC corrige também o teto do INSS, que é o valor máximo tanto para os benefícios previdenciários quanto para as contribuições recolhidas à Previdência Social. Em 2023, ele passará dos atuais R$ 7.087,22, para R$ 7.507,49.

Compartilhe: