(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

3ª EDIÇÃO

Vencedor do Semeando Leitores 2025 será conhecido no dia 4

O vencedor do Semeando Leitores 2025 já está definido. O nome do estudante que ganhou a terceira edição do projeto do Diário do Noroeste em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) de Paranavaí será divulgado no próximo dia 4. 

A cerimônia ocorrerá na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), com a participação de professores, diretores e alunos finalistas. Juntos, comunidade escolar e Diário do Noroeste vão celebrar o encerramento de mais uma edição da iniciativa que estimula a educação de qualidade e promove formação cidadã.

A redação vencedora do concurso foi escolhida por uma comissão julgadora. Representantes do DN e da Seduc avaliaram os 19 finalistas, indicados anteriormente por cada escola participante, e escolheram o melhor texto. 

A comissão que julgou as redações foi composta por representantes do DN e da Seduc
Foto: Ivan Fuquini

Nesta edição, o ganhador do Semeando Leitores terá como prêmio um notebook e a publicação da redação escrita por ele em uma edição especial do Diário do Noroeste. A professora responsável ganhará R$ 1 mil e outros R$ 1 mil serão sorteados entre a comunidade escolar.

A premiação robusta do projeto é um dos estímulos para participação dos estudantes, avaliaram educadores. Para a secretária municipal de Educação, Wanessa Durante, o interesse se dá, especialmente, pela expectativa do aluno em ser premiado por uma produção própria. “Eu não posso deixar de falar que a premiação os motiva”, disse.

Maria Tereza Pátaro, diretora da Escola Municipal Dácia Figueiredo Fortes, concorda. Ela destacou que ações como o Semeando Leitores incentivam os estudantes a pensar criticamente sobre as atividades que desenvolvem. “Muitos escrevem apenas para serem avaliados, e quando eles têm uma razão para escrever, é de uma forma diferente. Incentiva, acende a vontade da escrita”, afirmou. 

Semeando jornalistas 
Alunos da rede municipal de ensino foram imersos no universo do jornalismo
Foto: Ivan Fuquini

Em 2025, o Semeando Leitores transformou os estudantes da rede municipal de ensino de Paranavaí em jornalistas mirins. Incentivando o desenvolvimento de um olhar crítico, o projeto propôs que os alunos escrevessem uma notícia sobre um fato relevante dentro do ambiente em que convivem. 

A iniciativa foi lançada em 25 de setembro e, ao longo de aproximadamente dois meses, as crianças puderam se familiarizar com o universo do jornalismo e entender as etapas de produção de uma notícia. 

Cerimônia de lançamento do Semeando Leitores 2025
Foto: Ivan Fuquini

No início deste mês, já na fase final de produção dos textos, as escolas receberam exemplares da versão impressa do DN. A atividade teve como propósito auxiliar os alunos na identificação de elementos técnicos e conhecimento da linguagem jornalística. 

A variedade de temas incluídos no jornal inspirou os estudantes. A diversidade de assuntos e a capacidade criativa dos jovens chamaram a atenção da comissão julgadora, que teve dificuldade para selecionar apenas um vencedor. 

Leitores, escritores… semeando conhecimento 

O Semeando Leitores é um projeto do Diário do Noroeste lançado em 2023. Como objetivo principal, o projeto deseja estimular o hábito da leitura e da escrita embasado na ideia de que a prática pode transformar realidades. 

No primeiro ano, a iniciativa quis saber: “O que é o Natal para você?”. Inspirados pela mágica do período, estudantes escreveram sobre sonhos e desejos, aspirando um mundo melhor. 

Em 2024, impulsionado pelo período de eleição de prefeitos municipais, o Diário do Noroeste pediu que as crianças redigissem uma carta ao prefeito eleito Mauricio Gehlen, descrevendo qual seria a cidade dos sonhos. 

Neste ano, o tema do concurso celebra os 70 anos de existência do DN. O propósito foi mostrar a importância do jornalismo imparcial e de credibilidade para o desenvolvimento de uma região, de um país.

Fonte: Monique Manganaro - Da Redação

Compartilhe: