A semana da Black Friday (21 a 26 de novembro), que este ano se tornou Yellow Friday em Paranavaí, teve um aumento de vendas de 11,43% em relação ao mesmo período de 2021 (22 a 27 de novembro). Se forem levados em consideração somente os três principais dias da promoção, quinta, sexta e sábado, o aumento foi ainda mais significativo: 11,63%.
A informação é da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), que agregou um novo indicador às suas estatísticas, “que ajudará ainda mais na percepção do comportamento do mercado”, segundo o CEO da entidade, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli. Trata-se do IPM (Índice de Participação dos Municípios), que reflete a geração de IPVA (venda de novos veículos) e ICMS dos produtos comercializados do município.
“Desta forma, Paranavaí registrou a arrecadação de R$ 1.127.625,73 na semana 21 a 26 de novembro, 14,35% maior que o mesmo período do ano passado que registrou a arrecadação de R$ 986.035,25”, anuncia Scarabelli.
Para atingir este desempenho, a Aciap “fez forte investimento em mídia regional para atrair clientes e os resultados se mostram nos indicadores. Inclusive, Paranavaí teve um desempenho melhor que o município de Umuarama (maior que Paranavaí) no IPM, que arrecadou R$ 1.120.682,06”, comemora.
Este ano a entidade inovou nesta campanha em relação a outras cidades brasileiras que promovem a tradicional Black Friday, inspirado na promoção dos Estados Unidos. Por conta da Copa do Mundo e dos 70 anos de instalação do município no dia 14 de dezembro, a Aciap substituiu o black (negro) pelo Yellow (amarelo) Friday, lembrando a cor da camisa da Seleção Brasileira e da bandeira de Paranavaí. “A Aciap seguirá inovando e buscando estratégias diferentes para melhorar o ambiente de negócios de Paranavaí”, garante Scarabelli.