REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
As cores abraçam o ambiente e a decoração traz a sensação de aconchego: a guirlanda na porta, a mesa posta, o pinheiro enfeitado, o presépio. Pode parecer que ainda falta muito para as festividades de fim de ano, mas as vendas de artigos temáticos já começaram em Paranavaí. “A demanda é grande”, diz a empresária Izilda de Souza Gonçalves. A loja de produtos artesanais, na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, está repleta de itens específicos para o Natal e a comercialização não para – presencialmente e pela internet.
A escolha dos produtos é feita a dedo, conta Izilda, seguindo as tendências apontadas pelos próprios consumidores. Ela dá preferência para os produtos menores, mais delicados, porque o transporte se torna mais fácil. A maioria das entregas se concentra na Região Sul do Brasil, mas há clientes espalhados pelos estados do Sudeste e do Centro-Oeste. A empresária e curadora está animada e prevê crescimento nas vendas em relação ao ano passado. O marido Wander de Souza, entusiasta e parceiro, também demonstra otimismo.
Em todo o comércio, a expectativa é que as vendas durante o período que antecede o Natal tenham avanço de 7% a 10% na comparação com 2020. A projeção da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) leva em conta o maior número de pessoas vacinadas contra a Covid-19, a redução nos registros de casos, internações e mortes pela doença e a tendência de fortalecimento da economia em níveis municipal, estadual e nacional.
É preciso aproveitar as oportunidades que se desenham para o setor. Como? “É importante que as empresas façam investimentos em marketing para promover seus produtos e serviços e colocar sua marca em evidência neste período propício de vendas”, orienta o gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli.
Uma das possibilidades é disponibilizada pela própria Aciap. “Neste ano vamos utilizar o perfil do Instagram que criamos exclusivamente para divulgar produtos, serviços e eventos dos nossos associados. É o Vitrine de Ofertas Paranavaí”, informa Scarabelli. Outra ferramenta é o aplicativo (Aciap Paranavaí), através do qual os associados podem divulgar promoções em tempo real, com notificações, e até promover sorteios.
Também está em andamento a campanha “Natal Super Premiado”, realizada em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP). Serão sorteados R$ 300 mil em prêmios: um Jeep Renegade, 10 motocicletas e 10 Smart TVs. 215 mil cupons serão distribuídos para os clientes. Os ganhadores serão conhecidos no dia 10 de fevereiro de 2022.
O gerente-executivo da Aciap destaca que é a primeira vez que os kits são oferecidos gratuitamente para os associados. “A campanha de Natal está sendo um sucesso. Alcançamos recorde na participação de empresas neste ano. Ao todo, são 417 empresas participando.” A adesão de novos estabelecimentos já não é mais possível, mas as lojas participantes ainda podem adquirir cupons extras.
Black Friday – Antes do Natal, outra importante ação deverá movimentar o comércio de Paranavaí. Nos dias 25, 26 e 27 de novembro, as lojas de Paranavaí participarão da campanha Black Friday, inspirada no modelo estadunidense que propõe grandes descontos, com o objetivo de estimular as vendas. O grande fluxo de comercialização também permite a renovação dos estoques e a preparação para o mês seguinte.
Conforme consta no calendário comercial, os três dias serão marcados por horário diferenciado de atendimento. Na quinta e na sexta-feira (25 e 26), as lojas do Centro e dos bairros atenderão das 9h às 22h. No sábado (27), o expediente será das 9h às 17h.
De acordo com o gerente-executivo da Aciap, a campanha deste ano será diferenciada, com precificação fixa, e as empresas associadas poderão participar divulgando produtos e combos nos preços sugeridos (R$ 39,90, R$ 59,90, R$ 79,90, R$ 99,90, R$ 149,90 e R$ 299,90). “A Aciap irá fazer ampla divulgação dos produtos e serviços ofertados”, enfatiza Scarabelli. Da mesma forma que o período natalino, a Black Friday deverá render alta de até 10% nas vendas.