REINALDO SILVA
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O desempenho do comércio de Paranavaí ficou abaixo do esperado. Com base nos resultados obtidos em datas comemorativas anteriores, sempre considerando o período correspondente do ano passado, as projeções indicavam crescimento de 7% a 15% nas vendas de Natal, mas a variação foi de 5,77%.
O índice leva em conta a movimentação do sistema de consulta de dados da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) de 1º a 24 de dezembro.
Para comparar, os três principais dias da campanha Black Friday – 24, 25 e 26 de novembro – apresentaram variação positiva de 11,63% em relação ao mesmo recorte de 2021. Os números também foram favoráveis no Dia dos Namorados, com alta de 18,63%, e no Dia das Mães, 17,16%.
O gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, explicou que as primeiras semanas de dezembro deste ano não foram tão movimentadas como nos anos anteriores. O comércio de Paranavaí só ganhou fôlego a partir de 18 de dezembro.
Foi um reflexo das dificuldades econômicas enfrentadas ao longo de 2022, principalmente a questão da inflação, disse Scarabelli.
Com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula a inflação e mostra a variação do custo de vida de um mês para outro. Em novembro, houve alta de 0,41%. Já no acumulado de 12 meses, a elevação chegou a 5,90%.
A avaliação do gerente-executivo da Aciap é que apesar de os resultados alcançados pelo comércio de Paranavaí não responderem às expectativas dos lojistas, chegar aos 5,77% revelou desempenho positivo, por isso, “há que se comemorar”. Em seguida, fez o contraponto: “Ainda não é a recuperação necessária para a economia voltar a respirar”.
Após o Natal – Juliana Mendes Bueno é gerente da Black Field, no Centro de Paranavaí. Fez ponderações que corroboram a análise da Aciap. “As vendas foram boas, mas não iguais às do ano passado.” Podem ter influenciado o comportamento dos consumidores a realização da Copa do Mundo da Fifa entre novembro e dezembro, as inconsistências econômicas e a incerteza política com a mudança de presidente em 2023.
Ontem, um dia depois do Natal, a loja estava movimentada. “A semana seguinte sempre tem bons resultados”, disse a gerente. Explicou que muitas pessoas vão fazer as trocas de presentes e acabam comprando outros produtos. “É a oportunidade de fazer novas vendas e fidelizar os clientes.”
Há quem prefira deixar as compras para depois das festividades natalinas e aqueles que saem em busca de aquisições para o Ano-Novo. Foi o caso de Olivia Nazário Pedro, que esperou passar o Natal para comprar roupas especiais de boas-vindas a 2023. Escolheu uma blusinha e garantiu que ficou satisfeita com a peça.
PARANAVAÍ
Exclusões da lista de devedores em
2022 superam números do ano passado
Em 2022, o comércio recuperou R$ 173.910,26 em dívidas. O volume representa quase 30% a mais do que no ano passado, quando os consumidores com débitos atrasados quitaram R$ 134.501,26. “O número é significativo”, avaliou o gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli.
O levantamento é feito com base nos valores lançados pelos empresários no banco de dados dos devedores. Os que conseguem limpar o nome são excluídos do cadastro e voltam a comprar sem restrições no CPF.
Do outro lado estão as pessoas que não honraram os compromissos financeiros ao longo de 2022. As inclusões no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) subiram de R$ 166.911,21 no ano passado para R$ 189.882,02. “Tivemos aumento de dívidas também, mas considerando a inflação e o volume de vendas, 13% estão dentro do esperado”, analisou Scarabelli.