REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Faltam menos de 30 dias para a Páscoa e as vendas de ovos de chocolate já começaram. A expectativa é superar os números de 2020 e 2021, anos em que a pandemia de Covid-19 impôs restrições de circulação e redução no limite de pessoas dentro dos estabelecimentos comerciais.
A previsão da vendedora Vera Lucia Hnatouf é bastante otimista: crescimento de 60%. Ela trabalha na Brasil Cacau, no Centro de Paranavaí, e garante que a loja está preparada para suprir a demanda. Aposta nas novidades da marca e nos preços competitivos.
A linha infantil tem maior saída. Brinquedos, pelúcias, estojos, kits para colorir e mochilas são alguns brindes que acompanham os ovos de chocolate para crianças. Os personagens também chamam a atenção: unicórnios, super-heróis, personagens de desenhos animados. “São os mais vendidos até agora”, diz Vera Lucia.
Os clientes também podem optar por bombons, barras de chocolate, ovos de páscoa em miniatura e cestas com diferentes itens. A vendedora Valdirene Vosnia destaca que o importante é não deixar a compra para a última hora, assim, o consumidor encontra maior variedade de produtos e tem a oportunidade de fazer as compras com mais calma.
Vendas online – A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates Amendoim e Balas (Abicab) apontou uma mudança recente importante no comportamento dos consumidores, especialmente durante a pandemia: as compras pela internet se tornaram mais frequentes, sendo preferência de 71% dos brasileiros.
Nas lojas de Paranavaí, é possível fazer as negociações por sites, aplicativos digitais, redes sociais e até mesmo por telefone. Além do atendimento presencial, é possível solicitar a entrega em domicílio.
Emprego temporário – De acordo com a Abicab, para atender à expectativa de crescimento, a indústria brasileira criou aproximadamente 8,5 mil postos temporários de trabalho, sendo contratações diretas e indiretas, tanto em fábricas quanto em pontos de venda, a partir do segundo semestre de 2021.
Em Paranavaí, ainda não há anúncios de vagas de emprego específicas para a Páscoa, mas a gerente da Agência do Trabalhador, Elen Della Pria Kumatsu, informou que em anos anteriores apareceram oportunidades temporárias. “Algumas empresas terceirizadas abriram para trabalhar 10 dias”, exemplificou. A dica é monitorar as divulgações da Agência do Trabalhador.
Dicas ao consumidor – Além das lojas especializadas, os ovos de chocolates são amplamente vendidos em supermercados, que estão preparando gôndolas e prateleiras para expor os produtos típicos da Páscoa.
Com as tanas opções, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer as compras. A primeira orientação é pesquisar os preços. O mesmo item pode ser comercializado por diferentes valores e comparar ajuda a economizar, seja em compras presenciais, seja nas negociações virtuais.
Defina prioridades, escolha algumas pessoas para presentear e não faça compras por impulso. Também existe a possibilidade de fazer os próprios ovos de chocolate em casa ou encomendar de pessoas que fazem o trabalho artesanalmente.
Outra dica é deixar para adquirir os doces após a Páscoa, quando lojas e supermercados reduzem os preços a fim de acabar com os estoques nas prateleiras.