O comércio de Paranavaí registrou elevação tímida no volume de vendas durante a campanha Big Bang, realizada sexta-feira (9) e sábado (10). O índice foi de apenas 1,65% na comparação com a edição de 2023.
O gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, explicou que neste ano a ação de fomento teve um dia a menos, antes eram três dias, começando na quinta-feira. A decisão foi tomada pelos próprios lojistas.
A antecipação do Carnaval também interferiu. No ano passado, a data foi comemorada em 21 de fevereiro, portanto mais distante da Big Bang.
De acordo com Scarabelli, é difícil fazer uma análise precisa do desempenho do comércio, considerando que houve mudança na configuração da campanha.
Independentemente da Big Bang, é possível observar que as vendas têm crescido pouco ao longo dos últimos meses. “Estamos tentando entender esse fenômeno”, disse Scarabelli. Apesar do recuo do dólar e da inflação, o consumidor ainda tem pouco poder de compra e enfrenta a falta de crédito. “A economia ainda não alcançou estabilidade.”
A despeito da pequena variação, o gerente-executivo da Aciap garantiu que a Big Bang será mantida no calendário comercial de Paranavaí. Ele ressaltou que a campanha tem identidade própria e exclusiva, por isso mesmo é importante buscar alternativas e estratégias para melhorar o desempenho.
“Acreditamos que se não fosse a campanha, teríamos um resultado pior, negativo”, ponderou Scarabelli ao defender a continuação da Big Bang nos próximos anos.
Ele depositou a esperança de números mais expressivos nas datas comemorativas que se aproximam, a Páscoa, que movimenta principalmente o setor de chocolates e doces, e o Dia das Mães, considerado o grande termômetro do ano para o comércio.