REINALDO SILVA / reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A semana que antecedeu o Dia dos Pais (8 a 13 de agosto) foi de resultados positivos para os lojistas de Paranavaí: as vendas cresceram 10,31% em relação ao período equivalente no ano passado. Segundo o gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, os dias com maior fluxo de vendas foram sexta-feira (12) e sábado (13), antevéspera e véspera da data comemorativa. Nas duas datas, as lojas do Centro e dos bairros abriram em horários diferenciados.
Os números confirmam a tendência de melhora da economia apontada anteriormente pela Aciap. Em ocasiões anteriores, o comércio de Paranavaí também apresentou variação positiva em relação ao ano passado. Às vésperas do Dia das Mães, por exemplo, o crescimento foi de 17,16%.
A avaliação de Scarabelli é que a queda nos preços de alguns produtos teve influência positiva sobre os resultados obtidos no comércio. Citou a gasolina, que ficou mais barata nas refinarias, em torno de R$ 0,20. Também incidiu sobre o custo do combustível a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Acaba fazendo uma reação em cadeia, reduz preços de outros produtos.”
O desempenho no Dia dos Pais pode ser um indicador para os próximos meses. Da mesma forma que nas campanhas anteriores, as ações até o fim de 2022 devem proporcionar índices favoráveis para o comércio de Paranavaí – Black Friday em novembro e Natal em dezembro.