As vendas do varejo paranaense em fevereiro de 2023 caíram 2,12% em comparação com o mesmo mês de 2022, conforme mostra a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Na variação mensal, a redução foi de 8,66% ante janeiro.
Já no acumulado, o primeiro bimestre registrou alta de 1,87%.
Segundo a Fecomércio PR, o Carnaval impactou as vendas do mês, reduzindo os dias úteis de abertura do comércio. Este ano, a festa ocorreu inteiramente em fevereiro, diferentemente de 2022, quando a terça-feira e a Quarta de Cinzas caíram em março. Além disso, houve grande adesão ao Carnaval, com dispensa de expediente por muitas empresas, reduzindo o fluxo de pessoas no varejo. No ano passado, ainda sob os efeitos da pandemia, os festejos foram mais comedidos e muitas pessoas não tiraram folga nestes dias.
Na variação anual, os setores de materiais de construção tiveram a maior retração de vendas, com baixa de 13,89%. Por outro lado, há segmentos que obtiveram crescimento: combustíveis (12,5%), supermercados (2,58%), calçados (1,75%) e livrarias e papelarias (0,83%).
No primeiro bimestre, despontaram os ramos de combustíveis, com elevação de 13,6% no faturamento, e livrarias e papelarias, com alta de 10,36% no movimento.
Regiões
O varejo da região Sudoeste cresceu 8,78% em fevereiro de 2023 na comparação com o mesmo mês de 2022. Também apresentaram alta nas vendas o comércio de Ponta Grossa (4,82%), Curitiba e Região Metropolitana (1,64%) e Maringá (0,4%). A região Oeste e Londrina tiveram queda de 9,04% e 8,81%, respectivamente.
No acumulado do bimestre, a região Sudoeste também é a que mais se destaca, com crescimento de 10,48% no faturamento do varejo local. Na sequência ficou o comércio de Ponta Grossa, com aumento de 7,76%; Curitiba e RM, com acréscimo de 5,8%, e Maringá, com alta de 4,74%. Novamente a Região Oeste (-3,01%) e Londrina (-6,14%) tiveram redução nas vendas.