Ventos de até 72 quilômetros por hora atingiram Paranavaí na sexta-feira (1º) e provocaram a queda de árvores e postes, e com a rede danificada, alguns pontos da cidade ficaram sem energia elétrica. De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a forte ventania foi provocada por tempestades que se deslocaram do Sul do Brasil, vindas das regiões do Paraguai e da Argentina.
A chuva acompanhou os vendavais e voltou a Paranavaí. Até o fim da tarde de sexta-feira, o Simepar havia registrado de 19,6 milímetros. A instabilidade deverá se estender até a próxima semana e o volume acumulado poderá chegar a 50 milímetros, aponta Kneib. As precipitações amenizam os efeitos da crise hídrica enfrentada pelo Paraná, resultado do longo período de estiagem que teve início em meados de 2019, percorreu 2020 e atravessa 2021.
O Simepar prevê para este sábado temperatura mínima de 20ºC e máxima de 35ºC. No domingo, os termômetros devem marcar de 22ºC a 30ºC. A semana que vem começará com condições semelhantes, ou seja, pancadas irregulares de chuva e variação de 20ºC a 31ºC. O dia com maior temperatura deverá ser terça-feira, quando a máxima chegara a 33ºC. (RS)