Cibele Chacon
Da Redação
O Verão Maior Paraná teve início nesta sexta-feira (19) e chega com um planejamento robusto do Governo do Estado para superar os números históricos da edição passada, que registrou público superior a 2 milhões de turistas e movimentação econômica estimada em cerca de R$ 152 milhões. Além do Litoral, a temporada reforça o protagonismo dos portos da Costa Noroeste, com programação cultural, esportiva e turística em Porto Rico e no Porto São José, no município de São Pedro do Paraná.
O Verão Maior Paraná contará com shows gratuitos de diferentes gêneros musicais e propostas artísticas. Na Costa Noroeste, as apresentações em Porto Rico e Porto São José têm início às 20h, valorizando o clima das noites às margens do Rio Paraná e ampliando as opções de lazer para moradores e turistas que escolhem a região como destino de verão.
Além da música, a Costa Noroeste contará com uma programação esportiva especial, que reforça o turismo e movimenta a economia local. Entre os destaques está o Torneio Verão Maior de Vôlei de Praia, marcado para o dia 18 de janeiro, no Porto São José em São Pedro do Paraná; o Torneio Verão Maior de Beach Tênis, que acontece no dia 24 de janeiro, em Porto Rico; e o Torneio Verão Maior de Futevôlei, programado para o dia 1º de fevereiro, no Porto Maringá, em Marilena.

Foto: AEN
A proposta do Verão Maior Paraná é integrar cultura, esporte, lazer e segurança, promovendo uma experiência completa para quem vive no Estado ou escolhe o Paraná como destino de férias. A edição 2025/2026 também se destaca pela valorização da produção cultural local, com artistas selecionados por meio de edital público, fortalecendo a identidade paranaense e ampliando o acesso gratuito à cultura.
Atrações
Na Costa Noroeste, os Palcos Sunset recebem apresentações ao longo do mês de janeiro. Em Porto Rico, sobem ao palco artistas como Léo & Gabriel e a Orquestra Viola Caipira Bicho do Paraná (2), Jota Jr. e Rodrigo (9), Kauanzinho (16), Grupo Deixa Clarear (23) e Marcus e Dalto (30).
Já no Porto São José, o público confere shows do Grupo União do Samba e Gustavo Toledo e Gabriel (3), Banda Garrafão (10), Bia Soczek (17), Banda Brasil Sul (24) e Etcheverry Santi e Banda (31).
Com uma programação diversificada e gratuita, o Verão Maior Paraná reforça o potencial turístico da Costa Noroeste, destacando os portos como importantes polos de lazer, cultura e esporte durante a temporada. A expectativa é de aumento no fluxo de visitantes, geração de renda e fortalecimento da economia regional, consolidando o evento como um dos maiores do verão brasileiro.



