O Governo do Estado inicia em dezembro mais uma edição do Verão Maior Paraná, levando ao Noroeste e ao litoral uma ampla estrutura de esporte, lazer, recreação, e serviços para a população.
Os postos fixos, instalados em pontos estratégicos das praias e balneários, são o centro operacional do projeto e vão concentrar diariamente atividades gratuitas para moradores e turistas no período entre 28 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026.
As ações retornam à região Noroeste, nos municípios de Porto Rico, Marilena e São Pedro do Paraná. A presença nessas localidades fortalece o turismo esportivo e estimula práticas de lazer em áreas que tradicionalmente recebem grande fluxo de visitantes durante o verão.

Foto: SEES-PR
No Litoral, os postos fixos do Verão Maior Paraná estarão em Guaratuba, Matinhos (Caiobá e Riviera), Praia de Leste, Shangrilá, Ipanema e na novidade desta edição: Paranaguá/Ilha do Mel.
Equipes
Além da estrutura fixa, a operação contará com quatro equipes itinerantes, duas equipes de avaliação, uma equipe de Promoção e outra de Eventos, que percorrem as praias para ampliar o alcance das atividades oferecidas ao público. Dessa forma, será possível atender municípios como Morretes e Antonina, além de outros balneários da região.
Para atender a população com qualidade e segurança, o Verão Maior contará com 300 profissionais. As equipes foram formadas após a capacitação realizada em Pontal do Paraná, distribuindo 112 acadêmicos de Educação Física, 12 acadêmicos de Comunicação, 30 acadêmicos de Turismo, 25 professores de Educação Física e 10 profissionais de Turismo.
Funcionamento
Os postos fixos são estruturados para funcionar como centros de lazer, convivência e promoção da saúde, oferecendo atividades de terça a domingo, sempre das 8h às 12h e das 15h às 19h.
Cada unidade conta com: stand de atendimento ao público, palco com som para aulas, duas quadras de vôlei de praia, uma quadra de futebol de areia, duas quadras de beach tênis, duas mesas de teqball, quadra destinada ao handebol de praia e ao futebol infantil, área livre para recreação, mini tênis e equipamentos de esportes radicais, como muro de escalada e tirolesa.
A programação diária é orientada por professores e monitores e contempla atividades para todas as idades. Entre as opções oferecidas estão aulas de ginástica e funcional, recreação infantil e familiar, práticas esportivas, torneios, gincanas e empréstimo de materiais esportivos, incluindo bolas, petecas, frisbee, frescobol e bete-ombro (bets).







