(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

MÚSICA-PARANAVAÍ

Verdade, pós-verdade e “Sã Verdade”: 43duo prepara álbum com poesias sobre a vida

Depois de uma turnê internacional, dupla de Paranavaí trabalha em novo projeto com canções que reúnem elementos do rock, do indie e da MPB

REINALDO SILVA

Da Redação

Aviso assim que chego ao portão da casa. Luana Santana faz a recepção e me convida a entrar. Hugo Ubaldo está na sala. Sou saudado pelos anfitriões com abraços e sorrisos. Já nos conhecemos há algum tempo, então fica fácil me sentir à vontade. Estou com amigos.

A sala é simples, confortável, aconchegante. O perfume que exala do incenso deixa o ambiente ainda mais acolhedor. 

Sentamos e conversamos sobre temas corriqueiros: festas de fim de ano, trabalho, política, viagens. 

Eis aí o principal motivo para o bate-papo com Luana e Hugo, viagens. 

Eles são conhecidos no cenário da música pelas produções do 43duo, projeto independente que reúne elementos do rock, do indie e da MPB e leva o nome de Paranavaí a diferentes estados brasileiros. Também atravessa fronteiras e alcança outros países latino-americanos.

Os dois acabaram de chegar de uma turnê pelo Uruguai e pela Argentina. Fizeram apresentações em bares, bibliotecas e espaços culturais. 

“No decorrer da carreira, a gente foi fazendo muito esse contato, participando de feiras de música, eventos de networking. E a gente viu aqui no Sul, principalmente, um movimento muito grande, uma força muito grande para criar essa conexão latino-americana”, contextualiza Luana.

O casal ama o Uruguai. A capital, Montevidéu, mantém forte conexão com as produções artísticas e culturais do Brasil. Os moradores assistem a novelas em português, ouvem programas de rádio, consumem músicas; estão familiarizados. Luana diz: “O Uruguai é maravilhoso. A gente adora”.

Eles já tinham viajado a passeio ao país vizinho em outras ocasiões. Dessa vez, pensaram: por que não tentar? Tentaram e conseguiram. Fecharam datas de shows e se prepararam para a turnê Gira Sudamerica, algo como “Giro pela América do Sul”, em tradução livre do espanhol.

“Transformamos nosso carro (Doblò) em uma casa, e fizemos uma organização geral de cronograma e compras alimentícias para economizar na estrada. Somos um casal, e isso realmente facilita muito as coisas. A banda é um empreendimento familiar (de verdade)”, conta Hugo.

O repertório levado ao Uruguai e à Argentina mesclou canções de um EP e dois álbuns lançados pelo 43duo, além de algumas novidades do projeto Sã Verdade, em fase de produção. A expectativa é fazer o lançamento em junho deste ano.

Os dois adiantam que o novo trabalho terá uma homenagem ao grupo Gralha Azul, de Paranavaí, pioneiro em cantar nome e o folclore da cidade. A música Navio de Sonhos está entre as gravações de Sã Verdade, que traz elementos do rock, efeitos psicodélicos, nuances da música brasileira e poesia, características presentes nos álbuns anteriores.

Hugo explica o título do álbum. “Sã Verdade é a oposição do pós-verdade. A gente tentou criar um termo, um conceito antagônico.” De forma resumida, pós-verdade é um conceito utilizado para definir discursos que ignoram fatos e evidências científicas em nome de convicções subjetivas baseadas em emoções distorcidas que influenciam a percepção dos interlocutores. Dois exemplos podem ajudar a entender: defender que a Terra é plana e contestar os efeitos do aquecimento global.

E para falar a verdade, a conversa com Luana e Hugo é tão envolvente, que o tempo passa rápido. É divertido estar com pessoas que admiramos, mesmo que a ocasião tenha viés profissional. 

Lá se vão mais de 60, 70 minutos de entrevista. É hora de terminar o bate-papo, mas não sem antes conhecer o estúdio onde criam e ensaiam. O espaço é pequeno, mas cabem os instrumentos, os equipamentos, o escritório para compor. A decoração é eclética, tem frases, pensamentos, imagens de ícones da arte. Inspiração.

“Obrigado por me receberem na casa de vocês.” “Nós é que agradecemos pelo espaço.” “Artistas que levam verdade no que fazem sempre devem ter espaço.”

Mais uma vez, abraços e sorrisos. Até logo, 43duo.

P.S.: As músicas do 43duo estão disponíveis nas plataformas de streaming. Para acompanhar o trabalho da dupla, também é possível conferir o perfil no Instagram @43duo

Compartilhe: