(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Objetivo é chamar a atenção de pedestres e condutores de veículos para a necessidade de manter o trânsito seguro Foto: Ivan Fuquini

TRÂNSITO CONSCIENTE

Vereador propõe campanha sobre uso correto da faixa de pedestres em vias de Paranavaí

Respeitar a faixa de pedestres é mais do que obedecer ao Código de Trânsito Brasileiro: é um gesto de cidadania, empatia e respeito à vida. A sentença estampada na Indicação 3/2026, do vereador de Paranavaí Antonio Marcos Sampaio, é um convite à reflexão – tanto para condutores de veículos quanto para quem anda a pé.

O texto apresentado pelo parlamentar na sessão ordinária de segunda-feira (2) sugere à administração municipal que promova ações educativas contínuas para reforçar a obrigatoriedade legal e moral do uso correto da faixa de pedestre.

Na avaliação de Sampaio, é necessário estimular a mudança de comportamento de toda a população e construir uma cultura que priorize a segurança e a convivência harmoniosa no trânsito. 

“Em cidade como Campo Mourão, Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas, parar na faixa já faz parte da cultura local. Isso é resultado de educação contínua, campanhas de conscientização e organização viária inteligente, com faixas posicionadas de forma estratégica para garantir segurança sem prejudica a fluidez do trânsito”, justifica o vereador.

Ao defender a criação da campanha “Paranavaí respeita o pedestre”, ele detalha a experiência que teve recentemente em Balneário Camboriú (SC). “Por toda a cidade, as pessoas param na faixa de pedestre. Fui perguntar para alguns moradores e disseram que essa campanha começou há mais ou menos 10 a 15 anos, envolvendo a imprensa, os gestores, prefeito e vereadores.”

O resultado, garante Sampaio, é que quase 100% das pessoas param na faixa de pedestre. “Eu disse: ‘por que a nossa cidade não pode também ter essa ideologia de respeitar o pedestre e o pedestre também respeitar os motoristas?’”

O vereador pretende se reunir com o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ademir Giandotti, para tratar sobre o assunto e levar a ideia da campanha adiante. É preciso incentivar boas práticas a partir de políticas públicas eficientes, argumenta o vereador.

Fonte: Reinaldo Silva - da redação

Compartilhe: