(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Objetivo é evitar que objetos sejam descartados de forma irregular Foto: Cláudio Antunes/Pref. Aparecida/ilustração

PARANAVAÍ

Vereador propõe coleta de inservíveis para reduzir poluição e riscos à saúde

A destinação irregular de móveis velhos e materiais sem utilidade pode estar com os dias contados em Paranavaí. Recentemente o vereador Antonio Marcos Sampaio apresentou a Indicação n.º 283/2025, que sugere a implantação do serviço de coleta de inservíveis nos bairros, em parceria com a empresa responsável pela limpeza urbana, utilizando a estrutura da coleta seletiva já existente.

“O objetivo é recolher materiais de grande porte descartados pela população, como sofás, colchões, estantes, guarda-roupas e outros móveis danificados”, disse Sampaio, relatando que este modelo já é realidade em cidades como Maringá, onde o serviço tem mostrado bons resultados.

Atualmente, a falta desse tipo de coleta em Paranavaí resulta em descarte irregular em terrenos baldios, estradas rurais, calçadas e até pastagens. Além da poluição visual, a prática compromete a saúde pública e o meio ambiente.

De acordo com a justificativa da proposta, esses resíduos favorecem a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito da dengue, escorpiões e roedores, além de aumentar os riscos de queimadas e degradação ambiental.

A sugestão é que o serviço seja organizado por meio de um cronograma setorizado, aproveitando a logística da coleta seletiva, o que reduziria custos operacionais. O agendamento poderia ser feito por telefone, WhatsApp ou pelo aplicativo da Ouvidoria Municipal, garantindo praticidade à população.

Compartilhe: