(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Vereador reforça importância da vacinação contra a Paralisia Infantil

“A vacinação é a única forma de prevenção. Por isso, papais e mamães, não esperem que uma tragédia desta possa acontecer na vida de seus filhos, causando a paralisia e muitas vezes, até a morte. Nossas crianças precisam estar livres de doenças já erradicadas, mas que estão voltando a circular”, disse o parlamentar Amarildo Costa, durante a última sessão ordinária da Câmara de Paranavaí, com o intuito de incentivar a vacinação das crianças contra a poliomielite e conscientizar os pais sobre a importância.

Embora o Brasil tenha sido certificado em 1994 pela Organização Mundial de Saúde, como livre da pólio, desde 2015, não consegue atingir a cobertura ideal de vacinação que é de 95%.

“Isso é extremamente preocupante e o sinal de alerta foi ligado, no final do mês passado, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando foi registrado o primeiro caso da doença depois de anos erradicada. O mesmo aconteceu em países como Israel e Reino Unido”, afirmou Amarildo.

De acordo com especialistas, a baixa cobertura vacinal tem contribuído para o retorno da doença no mundo.

Segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, em 2021, a cobertura vacinal no Brasil com as três doses iniciais, que são aos dois, quatro e seis meses de idade, atingiu apenas 67%. Em Paranavaí, estes dados foram ainda inferiores, 64,2%. Neste ano, até o momento o índice é de 38,23%.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que começou no último dia 8 de agosto e termina em 9 de setembro, tem como objetivo alcançar a cobertura igual ou superior a 95% para a vacina da pólio para menores de 5 anos, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o calendário.

 

DIA D – No próximo sábado, 20, será realizado o Dia D Nacional, na qual todos as unidades básicas de saúde estarão abertas em horário diferenciado. O Dia D Municipal acontece dia 27 de agosto.

Rotary – Há mais de 35 anos o Rotary Internacional vem colaborando com as autoridades públicas em prol de erradicar esta doença. Diante dos novos casos, os clubes de Rotary do mundo devem intensificar os trabalhos de combate e prevenção à Paralisia. Em Paranavaí, já é tradição os clubes realizarem a campanha “Pedalando contra a Pólio”, com o propósito de conscientizar os pais sobre a relevância da vacinação, bem como atingir a cobertura nacional.

Este ano, representantes dos 5 clubes de Rotary da cidade formaram um grupo, com o objetivo de unir forças e intensificar os diálogos com as autoridades em busca de novas estratégias. Na quinta-feira, 11, foi realizada uma reunião com servidores da 14ª Regional de Saúde e na última segunda-feira, 15, na Secretaria de Saúde, com o prefeito em exercício, Pedro Baraldi, com as secretárias de Educação, Adélia Paixão e de Saúde, Andréia Vilar, além de representantes da 14ª Regional de Saúde, para que juntos, alinhassem as ações e trabalhassem empenhados no combate à Pólio.

Nestes trabalhos, Amarildo participa como vereador e rotariano do Rotary Club de Paranavaí.

(Assessoria Câmara)

Compartilhe: