O uso de bicicletas como alternativa da mobilidade urbana sustentável, inclusive para a prática de esporte, tem crescido consideravelmente no país e também em Paranavaí.
Fatores como a pandemia de Covid-19, o distanciamento social e a necessidade da prática de esportes impulsionaram o mercado de bicicletas.
Dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) revelam que em 2020 houve aumento de 50% nas vendas em comparação com 2019.
Neste contexto, buscando aumentar a segurança dos ciclistas, o parlamentar Luís Paulo Hurtado sugeriu recentemente ao prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) e à secretaria competente, a diminuição do canteiro central da Avenida Heitor Alencar Furtado e a construção de uma ciclovia, desde a Praça dos Expedicionários até o trevo de saída para Nova Aliança.
De acordo com Hurtado, “com a diminuição do canteiro central, poderíamos alargar a pista, pois este trecho tem um intenso fluxo de caminhões, e as duas pistas são muito estreitas. Ademais, a construção de uma ciclovia neste local, trará mais segurança aos ciclistas”.