REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O vereador de Paranavaí Amarildo Costa apresentou a Indicação 184/2023, que sugere ao Poder Executivo a concessão de benefícios tributários para proprietários que fizerem a demolição de edificações antigas, deixando o terreno completamente limpo.
Ele justifica a proposição: “A cidade ficará com um aspecto melhor, mais agradável, por não ter tantos imóveis feios e abandonados. Aumentará também a segurança no bairro, pois imóveis abandonados podem abrigar bandidos ou servirem de pontos de drogadição que, em geral, são focos de violência”.
Amarildo Costa cita como exemplo o entorno do terminal urbano, onde prédios antigos e em péssimas condições de conservação eram ocupados e utilizados como esconderijo. “As pessoas que por ali passavam, principalmente mulheres, eram abordadas, às vezes roubadas, e muitas brigas aconteciam também com os frequentadores desses locais.”
Durante a reunião ordinária desta semana, argumentou: “Percebemos que depois da demolição dos imóveis no entorno do terminal, além do aspecto visual ter melhorado muito, a segurança com certeza melhorou bastante”.
Conforme consta da Indicação 184/2023, quando o proprietário do imóvel efetua a demolição e deixa o terreno vazio, o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) fica mais caro. “Assim vão surgindo muitos, desvalorizando vários bairros que outrora foram concorridos.”
A proposta de Amarildo Costa é que os proprietários continuem pagando IPTU como se tivessem área construída, ou seja, não tenham o valor majorado. “Acredito que assim a cidade ficará visualmente mais bonita e segura e os bairros voltarão a ser valorizados.”
A Indicação 184/2023 seguirá para votação em plenário. Se for aprovada, será enviada para análise do Poder Executivo.