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Foto: Thamela Quirino
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TRANSPORTE COLETIVO

Vereadora de Paranavaí pede que empresa ofereça horários específicos para acadêmicos da Unespar

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A vereadora Maria Clara Gomes pediu à Viação Cidade Paranavaí que estude a possibilidade de criar uma nova linha de transporte específica para o campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), na região do Jardim Morumbi. O envio do ofício à empresa foi aprovado na sessão ordinária de segunda-feira (3) por unanimidade.

Ela justificou: “Há algum tempo fui procurada por estudantes. Trouxeram a realidade da superlotação, ônibus cheios de gente, horários inflexíveis. Muitos chegam atrasados e às vezes o ônibus vai embora antes de receber os alunos”. Os acadêmicos reuniram 390 assinaturas para ratificar a existência do problema.

No Requerimento 60/2023, Maria Clara sugeriu que o ônibus saia do terminal urbano em direção à Unespar às 18h30, às 21h e às 23h.

A vereadora destacou que o transporte público é um direito social e deve ser tratado pelo estado como serviço essencial. A relação com o acesso à educação torna o assunto ainda mais sensível. “O atendimento desta solicitação é fundamental para o ingresso e a permanência dos estudantes na Unespar.”

Durante o pronunciamento na Câmara, Maria Clara arrematou: “Os estudantes precisam desse suporte, desse horário diferenciado”.

Críticas – O vereador Leônidas Fávero Neto também se manifestou. “Por inúmeras vezes, temos sido críticos à Viação Cidade de Paranavaí – e não é para menos. Está faltando a empresa conversar com seu público usuário. Os trabalhadores não têm suas necessidades atendidas.”

Doutor Leônidas disse que além dos moradores do bairro, há demanda de estudantes e de pacientes que buscam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), funcionando em caráter temporário na Santa Casa. “Está na hora de a VCP dar uma resposta adequada à população.”

A vereadora Aparecida Gonçalves lembrou que cobranças anteriores sobre a qualidade do transporte coletivo em Paranavaí esbarraram no fator licitação, processo legal que permite à administração pública contratar uma empresa privada para prestar serviços.

“A resposta [da prefeitura] é que vai haver uma nova licitação, mas estamos iniciando julho e ainda falta meio ano para essa licitação acontecer”, afirmou Professora Cida. O atual contrato com a Viação Cidade de Paranavaí termina no dia 31 de dezembro de 2023.

Será a próxima prestadora dos serviços aquela que apresentar as melhores propostas, com reajuste de tarifas adequado à realidade dos passageiros e modernização do sistema de bilhetagem, entre outros itens. A vencedora do processo assumirá em 1º de janeiro de 2024.

Professora Cida completou: “Esse pedido [da vereadora Maria Clara, de ampliar os horários para o transporte de estudantes da Unespar] é urgente, não dá para esperar fazer uma nova licitação. Tem que fazer a adequação já, de acordo com a necessidade que urge. Os usuários pagam e não é muito barato”.

Tarifa – Em abril deste ano, a Prefeitura de Paranavaí anunciou a redução da tarifa do transporte coletivo urbano, possível graças ao subsídio de R$ 1,30 por passagem.

À época, o passageiro pagava R$ 5,40 em dinheiro ou R$ 5,27 com cartão magnético. O contrato com a Viação Cidade de Paranavaí previa reajuste para R$ 6,40 e R$ 6,25, respectivamente.

Com o subsídio da Administração Municipal, pago à empresa, os preços caíram para R$ 5,10 em dinheiro e R$ 4,95 com cartão magnético.

Resposta – Ao Diário do Noroeste, a Viação Cidade de Paranavaí garantiu que verificará a situação envolvendo os acadêmicos da Unespar. “Faremos um acompanhamento intensivo”, disse a auxiliar administrativa Maria Fernanda de Araújo Tormina.

Ela explicou que a abertura de linhas e horários depende da demanda; sem o número mínimo de passageiros por dia, torna-se inviável.

Da mesma forma, é preciso considerar que o transporte coletivo urbano de Paranavaí funciona no sistema de integração, ou seja, a empresa teria que disponibilizar ônibus para levar os passageiros até outros bairros.

Demanda – Maria Fernanda lembrou que durante a pandemia de Covid-19, o número de passageiros chegou a cair 60%, 70%. A empresa esperava que o fim das restrições sanitárias e a retomada das atividades econômicas e sociais trouxessem de volta o movimento anterior à crise, o que não aconteceu.

Nem a redução da tarifa foi suficiente para aumentar o fluxo. “Fizemos planejamentos e acreditamos que voltaria ao normal, mas não aconteceu”, lamentou a auxiliar administrativa.

Mesmo diante das dificuldades, a Viação Cidade de Paranavaí está tentando ajustar os horários a fim de atender a demanda. “Queremos ofertar o melhor para a população”, assegurou Maria Fernanda.

Contato – A empresa disponibiliza canais de comunicação para que o usuário apresente sugestões, faça reivindicações e tire dúvidas. O telefone para contato é (44) 3423-8181, mesmo número para mensagens de texto via WhatsApp.

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