(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Maria Clara Gomes destaca que uso de substâncias psicoativas pode desencadear dificuldades sociais, escolares, interpessoais e jurídicas
Foto: Arquivo DN
Maria Clara Gomes destaca que uso de substâncias psicoativas pode desencadear dificuldades sociais, escolares, interpessoais e jurídicas Foto: Arquivo DN

CONSCIENTIZAÇÃO

Vereadora de Paranavaí propõe dia de combate às drogas e ao alcoolismo

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A ingestão de substâncias psicoativas pode desencadear uma série de dificuldades sociais, escolares, interpessoais e jurídicas. É o que argumenta a vereadora de Paranavaí Maria Clara Gomes, propositora do Projeto de Lei 16/2023, que institui o Dia de Combate às Drogas e ao Alcoolismo no calendário municipal.

Antes de ir à votação em plenário, o texto precisa passar pela análise da Procuradoria do Legislativo e pelas comissões pertinentes. Se for aprovado e sancionado pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), definirá como 20 de fevereiro a data alusiva ao tema.

Na justificativa do projeto, Maria Clara afirma: “O consumo de bebidas alcoólicas e o vício em drogas acarretam problemas para quem consome, para quem está ao redor e para a sociedade”.

No âmbito da saúde, o usuário de álcool pode desenvolver alcoolismo, hipertensão, diabetes, cirrose, câncer de fígado, anemia, úlceras e mais uma série de doenças. Já as pessoas que fazem uso de outras substâncias psicoativas estão sujeitas a distúrbios psicológicos graves e alucinações, além de problemas cardíacos e respiratórios.

A vereadora explica que 20 de fevereiro já figura como Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. “Entendendo o risco dessas dependências, incluir no calendário municipal um dia para conscientização é importantíssimo, tendo como objetivos alertar a população e divulgar os serviços para tal combate.”

Compartilhe: