A vereadora Maria Clara Gomes, a mais jovem parlamentar eleita da história de Paranavaí, utilizou a tribuna nesta segunda-feira, 4, para ressaltar a importância da votação como exercício da cidadania e da democracia pelos jovens nas eleições. “Precisamos de mais jovens engajados na política e na busca de um destino promissor para nosso país. E este interesse deve começar cedo, antes mesmo de atingir a maioridade, já que nossa Carta Magna permite a votação desde os 16 anos”, explicou Maria Clara.
Segundo dados do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até março foram registradas 319.151 pessoas com 16 anos e 732.033 com 17, que se somadas ultrapassam um milhão de eleitores. “Entendemos que este número é irrisório se comparado ao número de jovens com esta faixa etária no Brasil, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ultrapassa seis milhões, ou seja, cinco milhões de adolescentes ainda podem tirar o título para votar. Se esta realidade não mudar corremos o risco de nas eleições de 2022 apresentarmos o menor número de eleitores nesta idade. Fato preocupante que tem mobilizado instituições educacionais e organizações públicas e privadas, incluindo o TSE, para convencer os potenciais eleitores nessa decisão”, disse a parlamentar.
“Aproveito para registrar meus esforços na esperança de contribuir para a transformação dessa situação. Encaminhei no último mês 10 ofícios para 10 Colégios Estaduais no município, apresentando um projeto Extra Plenário, para visitar as instituições e conversar com alunos desta faixa etária, e por meio desta oportunidade, expor aos mesmos e motivá-los a tirarem o título de eleitor. Ainda aguardo o retorno de alguns”, mencionou.
Regularização – Dia 4 de maio é a data limite para regularização do título de eleitor. Para realizar o procedimento via internet acesse o site do TSE (link: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome). Não deixe para a última hora.