Por causa da ausência da rede de tratamento de esgoto na Rua Formosa, problema que afeta parte do Jardim São Jorge, e inclusive ameaça a saúde dos moradores, a vereadora professora Cida Gonçalves apresentou nesta semana, requerimento em que solicita da Administração Municipal, providências quanto à situação.
“Este problema é algo que nos preocupa, pois atinge a saúde, o bem-estar e o cuidado com o meio ambiente desta comunidade. Muitas casas do bairro ainda são compostas por fossas. Por isto apresentamos esta proposição, para sanarmos esta situação”, disse Cida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, anualmente 15 mil pessoas morrem e 350 mil são internadas no Brasil em decorrência de doenças ligadas a falta de saneamento básico.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Atlas de Saneamento, ainda revelam que de 2008 a 2019, a falta de saneamento matou pelos menos 135 mil brasileiros.
No documento, aprovado por unanimidade pelos vereadores, Cida ainda questiona se existe um cronograma e qual a previsão de implantação do esgotamento.