(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Documento elaborado pela vereadora Ivany Azevedo especifica situação da Escola Municipal Elza Caselli Foto: Ivan Fuquini

CLIMATIZAÇÃO

Vereadora requer informações sobre ares-condicionados em escola de Paranavaí

REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O requerimento 20/2024, apresentado na Câmara de Vereadores de Paranavaí esta semana, direciona os seguintes questionamentos ao Poder Executivo:

Existem estudos para a instalação de ar-condicionado na Escola Municipal Elza Grassioto Caselli? Caso a resposta seja positiva, qual a previsão para instalação? Quando serão instalados os aparelhos de ar-condicionado que ainda não se encontram em funcionamento?

As dúvidas foram elencadas pela vereadora Ivany Azevedo a pedido dos professores.

“Estão com medo de chegar novamente o verão e os ares-condicionados não estarem instalados.”

De acordo com a parlamentar, essa preocupação é comum em várias escolas municipais.

A situação foi amplamente discutida ao longo de 2023. Desde o fim do inverno e o começo da primavera, Paranavaí viveu ondas de calor intenso que empurraram os termômetros para máximas de quase 40°C. No dia 25 de setembro, por exemplo, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou 38,4°C.

À época, uma moradora utilizou as redes sociais para pedir providências, fato divulgado pelo Diário do Noroeste. A filha estudava na Escola Municipal Maria Schuroff Back, no Distrito de Graciosa, e reclamou do calor dentro da sala de aula, que contava com apenas um ventilador para amenizar os efeitos das altas temperaturas. A mãe relatou que a menina estava desmotivada e não queria mais estudar.

No mesmo período, a Secretaria de Saúde de Paranavaí emitiu um documento apontando cuidados que deveriam ser adotados nas instituições de ensino públicas e particulares. Entre os tópicos, a revisão das instalações elétricas e dos sistemas de ventilação e climatização.

A vereadora Ivany Azevedo pede providências para que o problema não se repita em 2024. “Nossa cidade é muito quente, por isso se faz necessária a instalação de ar-condicionado nas escolas. É uma questão muito importante para o conforto e o bem-estar de alunos e professores.”

Na justificativa que acompanha o requerimento 20/2024, ela argumenta que o calor excessivo pode prejudicar o desempenho e a concentração, além de causar desconforto físico.

O Diário do Noroeste solicitou atualização da situação à assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranavaí e aguarda retorno.

Compartilhe: