REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social, mas muitos são os desafios que se impõem sobre o ambiente escolar e afetam a segurança e o bem-estar dos alunos. O bullying é um deles.
Pensando nisso, a vereadora de Paranavaí Ivany de Azevedo sugere que a Prefeitura de Paranavaí verifique a viabilidade de implantar uma central de atendimento por telefone para informações e relatos de casos de bullying.
A palavra em inglês é utilizada para definir situações de intimidação sistemática, conforme consta da lei federal 13.185/2015. Configura-se como bullying “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar ou agredir, causando dor e angústia, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.
A criação do “Disque-Bullying” tem como objetivo evitar a propagação dessa prática, justifica a Professora Ivany. A ideia é disponibilizar uma central telefônica para receber denúncias de casos identificados nas escolas municipais de Paranavaí.
As queixas serão encaminhadas para as equipes de direção dos respectivos estabelecimentos de ensino e para a Secretaria de Educação, sem que seja necessário ao interlocutor comprovar a prática ou apresentar os dados pessoais.