REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Tramita na Câmara de Vereadores de Paranavaí o Projeto de Lei 97/2022, de autoria do Poder Executivo, que amplia o quadro de funcionários públicos municipais. São 82 vagas distribuídas em diferentes secretariais, necessárias por causa do retorno das atividades presenciais após a pandemia de Covid-19.
O texto foi apreciado em plenário durante a sessão ordinária de segunda-feira (22), aprovado em primeira discussão. Passará por mais uma votação antes de ser levado para a sanção do prefeito.
O vereador Luís Paulo Hurtado falou da necessidade de ampliar o número de servidores na Assistência Social, que precisou intensificar a prestação de serviços por causa dos impactos da crise sanitária de 2020 e 2021 sobre a economia.
Na Saúde, uma das preocupações é prevenir e combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Na Educação, garantir que haja atendimento adequado aos estudantes, já que o número de crianças matriculadas aumentou ao longo dos últimos dois anos.
Hurtado seguiu a explicação dizendo que a ampliação das vagas para funcionários efetivos é importante, afinal a Prefeitura de Paranavaí passou pela extinção de cargos semelhantes devido à aposentadoria de servidores ou à exoneração dos titulares.
O vereador tmbém citou o impacto financeiro das contratações para os cofres públicos, R$ 260.133,64 por mês. A implementação seria a partir de setembro deste ano.
A avaliação do presidente da Câmara de Vereadores, Leônidas Fávero Neto, sobre a proposta do Poder Executivo é que as contratações promoverão o fortalecimento de toda a cadeia produtiva, com consequente crescimento econômico. O incremento financeiro será de mais de R$ 3 milhões por ano.
As vagas citadas no projeto de lei são para os seguintes cargos: agente de combate a endemias (26), agente administrativo (15), técnico de enfermagem geral (15), enfermeiro geral (8), ajudante geral (6), motorista geral (5), assistente social (3), nutricionista (2) e operador de veículo de tração (2).