(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

Vereadores aprovam projeto que altera lei em benefício dos servidores de Paranavaí

Foi aprovado nesta semana, em primeira discussão, por unanimidade, na Câmara Municipal de Paranavaí, o Projeto de Lei n.º 067/2021, de autoria do Executivo, que altera dispositivos da Lei Municipal n.º 3.891/2012, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Municipais.

A nova redação contempla benefícios aos servidores de Paranavaí, como a equiparação da licença maternidade de gestantes a mães adotivas.

Segundo justificativa, a proposta busca acompanhar o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), no qual o relator do processo, ministro Luís Roberto Barroso, se manifestou favorável ao direito a licença maternidade por mesmo prazo e pontuou que “nada indica que crianças mais velhas precisem de menos cuidados ou atenção do que as ainda bebês. Mas, é preciso criar estímulos para que sejam adotadas”.

Outra mudança é a possibilidade de afastamento do servidor público do serviço e não apenas do local de lotação, por decisão fundamentada, durante a instrução de processo disciplinar, por até 180 dias, sem prejuízo de remuneração, para garantir que o servidor não interfira na apuração da irregularidade.

Ainda o texto altera o inciso XIII do artigo 120, reajustando a pena de demissão por condenação criminal transitada em julgado, nos crimes contra a administração pública, hediondos, equiparados e dolosos contra a vida, diferentemente da redação atual, que condena e julga crimes de qualquer natureza. Assim, como acrescenta dispositivos para ofertar ao servidor processado durante processo disciplinar a possibilidade de firmar Termo de Ajustamento de Conduta; a prática de atos processuais de forma digital e, o pagamento aos dependentes do servidor falecido, de verbas rescisórias, de forma desburocratizada.

A proposição será votada em segundo turno na próxima segunda-feira (26).

(Assessoria Câmara)

Compartilhe: