REINALDO SILVA
Da Redação
Das 23 indicações apresentadas pelos vereadores de Paranavaí na primeira sessão ordinária do ano, na segunda-feira (3), 12 apontam demandas de trânsito, mobilidade urbana ou infraestrutura.
Em linhas gerais, a indicação parlamentar é um instrumento de solicitação de melhorias ao Poder Executivo, sem que haja necessidade de votação em plenário. O documento pode conter pedidos de melhorias em ruas, avenidas praças, áreas de lazer, bairros e espaços de uso coletivo. Para citar mais alguns exemplos, também motivam indicações a saúde, a educação, o saneamento básico e o esporte.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Nesse sentido, os vereadores Antonio Carlos Utrila, Roberto Marrique, Luiz Aparecido da Silva (Mancha), Rauny Aguiar e Waldur Trentini pediram o aumento da reserva de vagas de estacionamento rotativo para idosos e pessoas com deficiência. No mesmo contexto, sugerem que esses grupos sejam autorizados a estacionar em qualquer vaga, independentemente da exclusividade.
Ainda sobre o sistema rotativo, Ivany Azevedo oficializou a sugestão de ampliar de 15 para 30 o tempo de tolerância para permanência dos veículos sem o ticket. Desde meados de janeiro, o Diário do Noroeste tem acompanhado as discussões.
HEITOR FURTADO – Uma das principais vias de Paranavaí, a Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado também está no foco dos vereadores. Aguiar, Marrique, Mancha, Utrila e Trentini assinam, juntos, a indicação de implantação de quebra-molas ou faixas elevadas nas pistas laterais, por toda a extensão, desde a entrada da cidade até o Jardim São Jorge.
Também se referindo à Heitor Furtado, José Galvão pede a revitalização da iluminação pública e indica a construção de ciclovias até o acesso à vila rural.
Antonio Marcos Sampaio também está preocupado com a segurança dos ciclistas, por isso endereçou ao Executivo a sugestão de recuperar a ciclovia no trecho entre a Praça dos Expedicionários e a subestação da Copel, no Jardim São Jorge.
![](https://diariodonoroeste.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Ciclovia-05-02-Ivan-Fuquini-1-scaled.webp)
Foto: Ivan Fuquini
SUMARÉ – A necessidade de controlar a velocidade de tráfego de veículos em vias públicas é reforçada por Josival Moreira, responsável por apontar a importância de readequar três quebra-molas na Avenida Militão Rodrigues de Carvalho, no Distrito de Sumaré.
Naquela mesma região, é preciso investir no sistema de escoamento de água pluvial na Rua Vitório Mataruco, conforme indicam Aguiar, Marrique, Mancha, Utrila e Trentini, coautores do texto que pede a revitalização da pintura da malha viária no Distrito de Sumaré, bem como a instalação de placas informativas, sinalizadoras, indicativas, de advertência e de serviços auxiliares.
OUTROS PONTOS – Carlos Augusto Pereira de Lima, presidente da Câmara de Vereadores, elaborou um documento solicitando à administração municipal o recapeamento da Rua Marechal Cândido Rondon.
Maurício Miranda indicou a construção de nova galeria de captação de água pluvial na Rua Cosmo Damiani Jacovozzi, no Jardim Morumbi. Ele também assina o pedido de pavimentação asfáltica na Rua Professora João Lúcio da Silva, que interliga os jardins Morumbi e Oásis.