Cibele Chacon
Da redação
A Câmara Municipal de Paranavaí realizou, na última semana segunda-feira, a cerimônia de entrega da Comenda do Mérito Vereadora Edna de Almeida Andriolli às mulheres que têm feito a diferença na comunidade. A honraria é um tributo à primeira mulher a ocupar uma cadeira do Legislativo paranavaiense, concedida anualmente desde 2012.
A Comenda do Mérito é concedida a mulheres que se destacam em determinada área ou que prestam serviços relevantes à Paranavaí. Cada vereador escolhe uma mulher para ser homenageada por contribuírem em diferentes áreas, como educação, ciência, cultura, saúde, direitos humanos, entre outras.
“Em nome dos dez vereadores desta Casa quero parabenizá-las e dizer que todas vocês são empreendedoras, valorosas, e que muitas vezes abdicam da vida familiar para se dedicar à população, seja na área da saúde, da educação, religiosa, enfim, servindo nossa população. Todas vocês têm um valor significativo para nossa cidade e para todos nós”, enalteceu a professora Cida Gonçalves, durante a homenagem na Câmara.
Há 25 anos, Rosangela Capristo Watanabe fundou a Oyshi – Salgados de Mandioca e foi escolhida pelo vereador Luís Paulo Hurtado para receber a honraria. A empresa nasceu no Distrito Industrial de Paranavaí e com o passar dos anos expandiu as instalações de 750 m² para 4.000 m², além de aumentar o portfólio de dois para 109 produtos, gerando emprego e renda no município.
“Este reconhecimento é um marco não apenas para mim, mas para toda a equipe da Oyshi. Representa, sobretudo, o valor do trabalho feminino em nossa sociedade, e a importância da liderança das mulheres na indústria, já que a Oyshi é referência de empreendedorismo feminino em nossa cidade. Por isso, meu sentimento é de profunda honra e satisfação”, diz Rosangela.
Roberta Ferreira Estevo é outra empresária de Paranavaí escolhida para receber a Comenda do Mérito pelo vereador Delcides Pomin Junior. Ela diz ter se sentido muito honrada e ainda mais motivada a superar novos desafios após a entrega da honraria. “Quero ajudar cada vez mais mulheres a terem seu próprio negócio e serem independentes financeiramente”, diz.
Além das empresárias, este ano foram homenageadas: Ana de Fátima Lima da Silva (Zenaide Borges), Beatriz Gehlen (José Galvão), Circe Letrinta Spinelli (Josival Moreira), Eugênia Céres Rauen Costa Monteiro (Amarildo Costa), Jucelina dos Reis da Rocha (Maria Clara Gomes), Maria Antonia Ramos Costa (Cida Gonçalves), Maria Emília Bezerra da Costa (Leônidas Fávero Neto) e Maria Sobreira Rocha (Ivany Azevedo).