REINALDO SILVA
Da Redação
Os vereadores Antonio Marcos Sampaio, Carlos Augusto Pereira de Lima e Josival Moreira assinam a Indicação 331/2025, por meio da qual sugerem à Prefeitura de Paranavaí a implantação do programa Posto de Saúde Rural Móvel. A ideia é promover atendimentos mensais e itinerantes nos distritos e nas vilas rurais.
Durante a sessão ordinária de segunda-feira (14), Sampaio explicou: “A população rural muitas vezes tem dificuldade de se deslocar até o posto de saúde rural, que hoje se encontra no Jardim Morumbi”. Citou como exemplos grupos de idosos, gestantes, crianças e pessoas com mobilidade reduzida.
Seriam contemplados os distritos de Quatro Marcos, Piracema, Mandiocaba e Sumaré e as vilas rurais Piracema, Mandiocaba, Nova Vida, Águia Dourada e São João.
No entendimento dos vereadores, “o atendimento periódico, feito por meio de unidade móvel adaptada ou em espaços públicos comunitários, como escolas e igrejas, pode oferecer consultas médicas, [serviços] de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação, exames básicos, orientação preventiva e acompanhamento de doenças crônicas”.
Segundo Sampaio, ações semelhantes são realidade em diversos municípios brasileiros, sendo reconhecidas pelo Ministério da Saúde como estratégia de promoção da equidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Em Paranavaí”, disse o vereador, “com vasto território rural e comunidades historicamente formadas, a implantação do programa contribuiria diretamente para a qualidade de vida, a redução de internações evitáveis e o fortalecimento do vínculo entre profissionais e comunidades rurais”.
Na indicação, os parlamentares classificam o serviço como de baixo custo, e, diante da eventual necessidade de levantar recursos financeiros, sugerem parcerias com o governo estadual, universidades e entidades filantrópicas. Também consideram possível recorrer a emendas parlamentares para viabilização da estrutura necessária.