Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

PARANAVAÍ

Vereadores mirins propõem feira de ciências, cursos profissionalizantes e incentivo ao esporte

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

“As feiras de ciências possibilitam aos alunos a oportunidade de vivenciar a pesquisa de forma prática, já que por meio dos projetos científicos os alunos pesquisam, formulam hipóteses, experimentam, fazem observações e interpretam os resultados obtidos. Também têm o objetivo de trazer a inclusão social para estudantes mais carentes.”

Assim o vereador mirim de Paranavaí Gustavo Vinicius Castriani Malheiro inicia a justificativa para o projeto de lei apresentado na manhã de ontem (18). Ele propõe a inclusão da “Feira de Ciências” no calendário oficial de eventos do município e sugere a adoção de providências pela comunidade escolar, com o apoio da Secretaria de Educação, para incentivar a participação dos alunos em ações de valorização do conhecimento científico.

Gustavo e outros nove estudantes de escolas estaduais cívico-militares de Paranavaí foram eleitos para compor o Parlamento Jovem. Ontem, participaram da primeira sessão ordinária na Câmara de Vereadores e fizeram a leitura de proposições que serão votadas na próxima terça-feira (22), a partir das 9h.

Além do projeto de lei que define a primeira quinzena de novembro como período para a realização das feiras de ciências, os adolescentes apresentaram indicações ao Poder Executivo. Se forem aprovados, poderão ser acatados e sancionados pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ).

Capacitação – Entre as sugestões está o uso da Escola Municipal Professor Pedro Real, no Jardim Morumbi, como local para a oferta de cursos profissionalizantes para jovens acima de 14 anos e adultos. A ideia é promover a descentralização e facilitar o acesso dos moradores à capacitação para o mercado de trabalho. O texto é assinado pelos vereadores mirins Emillena Maranhão, Luis Murilo de Almeida e Mirian de Souza.

Esporte – Outra indicação é que a Administração Municipal reative a piscina pública e disponibilize profissionais de educação física para os campos de futebol do projeto “Arena Meu Campinho”. Os propositores argumentam que “o incentivo ao esporte é importante para diminuir, ou mesmo eliminar, a possibilidade de inserção de jovens e adolescentes na criminalidade”. Além disso, é um instrumento de inclusão social. A redação é dos vereadores mirins Enzo Yudi Suguiama Marques, Sabrina de Paula Perine e Gustavo Vinicius Castriani Malheiro.

Trânsito – Também como indicação ao Executivo, Elizeu da Silva, Guilherme de Pele dos Santos, Cauan de Oliveira Lima e Poliana de Souza Pimenta apontam a necessidade de instalações de placas de sinalização nas proximidades das escolas Neusa Pereira Braga e Silvio Vidal, ambas no Jardim São Jorge. Na avaliação dos vereadores mirins, o aviso “Cuidado Escola” alertaria os motoristas e daria maior segurança para os estudantes e demais pedestres que transitam por aquela região, evitando acidentes.

Projeto – Parlamento Jovem é um projeto desenvolvido a partir de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e a Câmara de Vereadores de Paranavaí. Na primeira etapa, os estudantes receberam orientações sobre a dinâmica de trabalho do Poder Legislativo. Depois, se reuniram para elaborar as indicações e o projeto de lei citados nesta matéria. Por fim, terão uma audiência com o prefeito Delegado KIQ.

O Parlamento Mirim é composto por alunos de três colégios estaduais cívico-militares: Flauzina Dias Viégas, Leonel Franca e Silvio Vidal. Os dez vereadores mirins foram escolhidos por votação e tomaram posse no dia 19 de outubro deste ano.

A sessão de sexta-feira foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Vereadores de Paranavaí e o vídeo continua disponível para acesso. O encontro da próxima terça-feira também poderá ser acompanhado em tempo real pela internet.

Compartilhe: