(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Vereadores pedem celeridade no novo contrato do transporte coletivo urbano

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Assinado por todos os vereadores de Paranavaí, o requerimento 35/2024 apresenta questionamentos sobre o processo de licitação que culminará no novo contrato para a exploração dos serviços de transporte coletivo urbano. Aprovado em plenário na noite de segunda-feira (13), o documento será encaminhado ao Poder Executivo, devendo ser respondido em até 15 dias.

O texto afirma que o transporte coletivo é motivo de reclamações constantes por parte dos usuários, um problema crônico que requer a intervenção da Administração Municipal.

Os parlamentares elencaram estas perguntas:

Quando se encerra o contrato da atual concessionária?

O edital para a realização da licitação está concluído?

Qual a previsão para a publicação do edital de licitação?

De acordo com os parlamentares, a prestação do serviço em Paranavaí é motivo de reclamações constantes. Foto: Ivan Fuquini

Ao tratar sobre o assunto, o vereador Amarildo Costa afirmou: “Infelizmente é unânime que o serviço do transporte coletivo não é satisfatório para os munícipes, [por isso] há uma preocupação muito grande de que essa licitação não saia”.

A esperança é que a partir do processo licitatório seja possível corrigir falhas e melhorar os serviços prestados à população.

A expectativa é que o novo contrato traga mudanças em relação ao atual. Amarildo Costa citou um exemplo: conforme a distância e o número de moradores, a empresa vencedora disponibilizaria veículos menores, tais como micro-ônibus e vans.

Outro ponto destacado pelo vereador é que a atual concessão é exclusiva para uma empresa, mas o novo formato permitirá dividir a cidade em diferentes linhas. “Então pode ser que uma empresa ganhe uma linha e outra empresa ganhe outra linha.”

Essas alterações trariam mais eficiência e qualidade ao transporte coletivo urbano de Paranavaí, concluiu Amarildo Costa.

ESTUDOS TÉCNICOS

No ano passado, a Prefeitura de Paranavaí contratou estudos técnicos para identificar as demandas e aprimorar os serviços. Foram considerados aspectos econômico-financeiros, de engenharia e jurídicos. O levantamento de dados permitiria definir o valor da tarifa e a forma de remuneração da empresa.

Atualmente o transporte coletivo é feito pela Viação Cidade de Paranavaí. O contrato com a Administração Municipal terminaria em dezembro de 2023, mas em razão dos estudos técnicos, houve prorrogação.

Compartilhe: