Administração municipal espera dispor de maior dotação em 2026, o que permitirá alcançar outros pontos da cidade, em diferentes bairros e distritos
REINALDO SILVA
Da Redação
O projeto inicial para licitar iluminação e decoração natalinas em Paranavaí abrangia pontos em diferentes bairros e distritos, “porém, em cumprimento do orçamento municipal disponível, se fez necessária a modificação”. A explicação é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em resposta a sugestões feitas pela Câmara de Vereadores.

Foto: Arquivo DN
As indicações 413, 435, 445 e 446 são assinadas por Antônio Carlos Utrila, Luiz Aparecido da Silva, Rauny Rici Aguiar, Roberto Marrique e Waldur Trentini.
Cada documento aponta um local para a instalação de itens decorativos em dezembro deste ano: em toda a extensão da Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado; na praça da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Distrito de Sumaré; na Avenida Militão Rodrigues de
Carvalho, também no Distrito de Sumaré; e na Vila Operária, abrangendo os trechos da Avenida Martin Luther King até o Bosque Municipal e as praças São José Operário e Tânia Mara.
“Em oportunidades futuras”, informou a administração municipal, “tentaremos atender a solicitação para decoração destes locais”.
A licitação para iluminação e decoração natalinas está em andamento. O edital é dividido em cinco lotes: Praça dos Expedicionários (1); Praça dos Pioneiros, Parque Ouro Branco e Praça do Japão (2); Paço Municipal, Praça Papa João XXIII e ruas centrais – quadrante central do eixo comercial (3); Jardim Ipê e distritos de Sumaré, Graciosa e Mandiocaba (4); e serviços de recreação, organização e atendimento na casa do Papai Noel, com funcionamento de 5 a 23 de dezembro no Paço Municipal (5).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Henrique Scarabelli, até a manhã desta terça-feira (14), empresas interessadas em assumir os lotes 1, 4 e 5 estavam habilitadas. No caso do lote 3, a concorrente ainda precisava complementar a documentação. Já em relação lote 2, o status da licitação indicava inabilitação, sendo necessário, portanto, acionar a segunda colocada no processo licitatório.
O prazo para contestações termina na sexta-feira (17). Se não houver qualquer intervenção, será possível cumprir os prazos previstos, com a entrega da decoração natalina no dia 15 de novembro na maioria dos pontos e no dia 5 de dezembro no Paço Municipal, mesma data esperada para início das atividades do comércio em horário estendido.
A desmontagem dos itens será realizada entre 5 e 20 de janeiro de 2026.