REINALDO SILVA – Da Redação
O dia 1º de janeiro marcará oficialmente o início da nova legislatura na Câmara de Vereadores de Paranavaí, com a posse dos 15 eleitos para o período de 2025 a 2028. Na mesma data, Mauricio Gehlen e Pedro Baraldi assumirão os cargos de prefeito e vice, respectivamente.
O primeiro ato será na sede do Legislativo, às 9h. A solenidade será conduzida pelo vereador mais votado, Antônio Marcos Sampaio, e deverá reunir os parlamentares, lideranças de Paranavaí e convidados.
A primeira missão dos 15 eleitos consistirá na instalação de posse do prefeito e do vice. Na sequência, havendo maioria absoluta entre os parlamentares, votarão para definir os componentes da Mesa Diretora.
Duas chapas se inscreveram na disputa pelos cargos de presidente, vice, primeiro-secretário e segundo-secretário. Um grupo é liderado por Carlos Augusto Pereira de Lima; o outro, por Rauny Aguiar.
Apoiadores de cada lado garantem que conquistaram votos suficientes para vencer o pleito, sendo necessário o mínimo de oito – vitória por maioria simples.
Apesar do registro oficial, com ocupantes de todos os cargos da Mesa Diretora, a Lei Orgânica do Município permite que haja mudanças nas composições, se os grupos entenderem ser a melhor estratégia.
EXECUTIVO – Na prefeitura, a cerimônia voltada à nova equipe do Poder Executivo está marcada para as 10h. Além de Gehlen e Baraldi, serão confirmados os nomes dos secretários municipais, anunciados em 5 de dezembro.
Da mesma forma que na Câmara de Vereadores, a solenidade deverá ser prestigiada por lideranças e convidados, sendo aberta a toda a comunidade.
REGIÃO – O dia 1º de janeiro também será oportunidade para a posse de vereadores, prefeitos e vice eleitos nos municípios do Noroeste, a exemplo do que ocorre em todo o país.
Entre os representantes do Executivo, 12 prefeitos da região foram reeleitos em Alto Paraná, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Loanda, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Planaltina do Paraná, Querência do Norte, Santo Antônio do Caiuá e São João do Caiuá.
Nos demais municípios, os prefeitos começarão uma nova gestão. Estão na lista Amaporã, Guairaçá, Inajá, Jardim Olinda, Marilena, Nova Londrina, Paranapoema, Porto Rico, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, São Carlos do Ivaí, São Pedro do Paraná, Tamboara e Terra Rica.