(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Vereadores seguem com as articulações políticas para eleição da nova mesa diretora

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

As articulações políticas para eleger a nova mesa diretora seguem movimentando a Câmara de Vereadores de Paranavaí. Dois grupos tentam alcançar o protagonismo no biênio 2023-24, um liderado por Luís Paulo Hurtado e outro por Aparecida Gonçalves (Professora Cida).

Anteriormente divulgamos que os dois comporiam a mesma chapa e que o registro havia sido feito na quinta-feira. Erramos. Seguindo a orientação do partido ao qual é filiada, PDT, Professora Cida retirou o apoio à candidatura de Luís Paulo.

A ideia era que Luís Paulo fosse presidente, com Fernanda Zanatta na vice-presidência, Cida Gonçalves na primeira secretaria e Zenaide Borges na segunda secretaria. O grupo teria apoio da maioria e poderia ser eleita por aclamação, quando não há bate-chapa. O pedido de registro foi apresentado, mas Cida Gonçalves não apôs assinatura.

Com a decisão, uma nova formação se fez necessária. Luís Paulo informou ao Diário do Noroeste que segue concorrendo à presidência e Fernanda Zanatta à vice-presidência, Zenaide Borges seria a primeira secretária e Amarildo Costa o segundo secretário. Agora, sim, a chapa já foi registrada.

Do outro lado da disputa, Professora Cida lançou a candidatura a presidente. Disse ao DN que conta com o apoio de Maria Clara Gomes, Josival Moreira e José Galvão. “Alguns vereadores me procuraram para formar a nova chapa.” Ainda conversam para definir quem assumirá cada função na mesa diretora.

Com quatro votos, a chapa encabeçada por Cida Gonçalves não conseguiria se eleger. É que a regra determina como vitorioso o grupo que conseguir maioria simples, ou seja, seis votos. Nesse caso, é necessário obter o apoio de mais um vereador. “Estamos em conversação”, afirmou a vereadora. Em caso de empate em cinco a cinco, vence a chapa liderada pelo parlamentar mais idoso, portanto a Professora Cida teria vantagem na disputa.

O prazo para registrar a chapa termina quinta-feira (15) às 17h. A eleição será no dia seguinte, sexta-feira (16), em sessão extraordinária prevista para começar às 8h.

Compartilhe: